Considerados infalíveis, os dicionários sempre são lembrados por quem quer descobrir o significado ou mesmo a ortografia de determinada palavra. Se está ali, é daquele jeito. Mas e se estiver errado? Um erro de digitação que escape aos olhos do revisor pode acontecer com qualquer livro. Nesse caso, a que tipo de publicação deve-se recorrer para tirar a dúvida?

A Academia Brasileira de Letras tem o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que pode ser encontrado com facilidade no site da Academia. É esse o livro que os dicionários usam como referência para decretar como se escrevem as palavras. A obra não traz os significados das expressões, mas servem, aí sim, como fonte irrefutável quanto à grafia.

Em todo caso, a possibilidade de que um dicionário imprima de maneira errada a grafia de qualquer palavra é muito pequena porque são contratados os melhores profissionais da lexicografia: “Eles fazem pelo menos quatro revisões em nossos dicionários”, explica Rosana Trevisan, editora da Melhoramentos. Se ainda assim for encontrado algum erro, o leitor pode comunicar a editora responsável pela impressão. Ela, então, analisa o caso e, confirmado o erro, efetua a correção na edição seguinte.