As pequenas férias acabaram! Estou de volta ao batente. Tinha pensado em não escrever mais sobre Pequim e contar direto algumas curiosidades de Madri e de Barcelona. Mas acho que vai ser difícil. Tem tanta coisa ainda que não contei… Ontem, lendo o blog da Lúcia Anderson (que já indiquei aqui), achei um post muito engraçado. Ela conta que 320 milhões de chineses fumam. Fumam até enquanto comem. Equilibram os pauzinhos em uma das mãos e o cigarro em outra. Fumam tanto que, em maio passado, o governo instituiu uma multa de 700 dólares contra a fumaça em restaurantes e locais públicos. Pois bem: antes de ir embora, fui visitar um parque em Pequim e tive que fazer um pit-stop num dos banheiros. Veja que curioso! Havia um cinzeiro em cima de cada mictório. Outro exercício, digamos, bem parecido com o descrito acima.
iG Colunistas – Blog do Curioso, por Marcelo Duarte - » Os ...

Por falar em banheiros, num guia de restaurantes, encontrei um símbolo que me deixou intrigado. Por que o símbolo de masculino e feminino, que serve para identificar banheiros, aparece ali? Não é todo restaurante que tem banheiro? Descobri a resposta. O símbolo explica se aquele restaurante tem banheiros ocidentais, com vaso sanitário, ou não.


Em vários restaurantes, encontrei apenas o banheiro em estilo oriental, o famoso buraco no chão. Isso me fez lembrar os meus tempos de lobinho (que é o pré-escoteiro). Íamos fazer acampamentos no interior de São Paulo e os banheiros dos lugares em que nos enfiavam só tinham buracos no chão. Fiquei com prisão de ventre por uma semana.
No moderníssimo aeroporto de Pequim, os banheiros oferecem as duas opções. Veja os símbolos das portas: