Na pesquisa que fiz para o livro “A Origem de Datas e Festas”, encontrei que o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho. No dia 19 de junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da Baía da Guanabara. Vou ter que descobrir agora o motivo de se comemorar a data também hoje, dia 5 de novembro. Acho até que o cinema nacional merece mesmo dois ou mais dias de festa. Embora o ator Pedro Cardoso tenha iniciado uma campanha contra a nudez nos filmes brasileiros, vale lembrar que foi justamente isso que fez a alegria de muitos adolescentes nos anos 70 e 80. Íamos ao cinema para ver as cenas sensuais de Helena Ramos, Aldine Muller, Matilde Mastrangi, Vera Fischer, Maria Cláudia, Sônia Braga e mais uma porção de estrelas. Não perdia um único filme de Walter Hugo Khouri, o mais generoso em despir belas atrizes. Incluindo Xuxa em “Amor, Estranho Amor”. Engraçado é que o personagem principal de seus filmes sempre se chamava Marcelo… O porteiro do Cine Fiammetta, em Pinheiros, era um cara camarada e não ligava muito para esse negócio de censura. Também ficávamos acordados até tarde nas noites de sexta para ver “Sala Especial”, na TV Record. Cansei de ver a mulata Adele Fátima como Clara das Neves em “Histórias que Nossas Babás Não Contavam”. De vez em quando, sem explicação, as cenas de nudez eram simplesmente cortadas. Desespero geral. Sono perdido por nada. Eram tempos até mais ingênuos. Para encerrar essa homenagem ao Cinema Brasileiro, escolhi o filme mais tosco que já vi em toda a minha vida. É o pior disparado. “Bacalhau”, dirigido por Adriano Stuart em 1976, era uma sátira ao blockbuster “Tubarão”. Segundo o maravilhoso “Dicionário de Filmes Brasileiros”, de Antonio Leão da Silva Neto, o filme teve 900 mil espectadores. Pode ter certeza de que eles foram mesmo ver a Helena Ramos! Veja uma cena e diga se você concorda comigo ou não.
Para ler mais sobre “Sala Especial”, clique aqui.
Caro Amigo,MARCELO DUARTE
SOU ETERNO NAS LEMBRANÇAS,TEMPOS BONS QUE NUNCA MAIS VAO VOLTAR.
ESCUTO SEU PROGRAMA,DAS 22:00 QUASE TODOS O DIAS.
TENHO TV A CABO ASSISTO O CANAL TCM,LA TEM SERIES ANTIGAS MAS DA MAIOR QUALIDADE,EU TENHO O ALMANAQUE DOS ANOS 70 E 80 .
AOS SABADOS TB ESCUTO UM PROGRAMA,PERTO DAS 12:00 (NA BAND),SOBRE PROGRAMAS DO PASSADO.
E ISSO AI NOS VIVEMOS UMA EPOCA 10,DE MUITAS CONQUISTAS JA OS JOVENS DE HOJE NAO SABEM OU NAO SOUBERAM APROVEITAR AS NOSSAS CONQUISTAS.
SOU DE CAMPINAS,QD TIVER NOVIDADE,POR FAVOR MANDE MENSAGEM EM MEU EMAIL.
GRATO FICA COM DEUS
COANCORDO, BACALHAU FOI HORRÍVEL
Parabens, com poucas palavras mostrou o que acontecia e acontece na nossa educacao. Saudade dos velhos tempos
Sala especial era exibido na Record após Sessão Especial ficava torcendo para ficar sozinho e assistir… hoje como voce disse perdeu-se muito a ingenuidade onde qualquer uma que tira a roupa é “celebridade”….
ahauhauhaa!!!! Acho que tinha uns 8 ,9 anos quando acabou “sala especial” na Record. E pensava que era na quarta-feira. Nunca vi esse filme do “bacalhau”, mas pelo pequeno trecho postado …. nem quero ver !!!
Notei a presença do (falecido) Dionizio Azevedo e do Otávio Augusto no filme. Helena Ramos e Nicole Puzzi eram as minha estrelas preferidas.
Nossa! Durante muito tempo cheguei a acreditar que a Sala Especial era uma invenção da minha cabeça, pois ninguém se lembrava dessa magnífica sessão com o melhor do cinema nacional. Era bem pequeno quando o programa era exibido, mas lembro-me de sair sorrateiramente da minha cama para assistir a aqueles filmes cheios de “mulher pelada”. Era uma maravilha! Tanto que até o glorioso Pedro de Lara já protagonizou alguns desses folhetins. Sou da faixa dos quase 30 e me lembro com mais nitidez do Cinema Nacional, transmitido aos sábados à noite pela saudosa TV Manchete e também do, não menos espetacular, PornoQuiz Cocktail, apresentado pelo grande Carlos Mielle.
Um grande abraço
Eu era pequena(hj tenho 31 anos), mas me lembro de quando meus pais e minhas tias ficavam batendo papo na cozinha á noite e eu ficava ” zapeando” na tv. E me lembro de um filme em que davam uma festa ( meio safada para a época) e quando o síndico aparecia no apto. todos estavam pendurados no prédio com as bundas de fora! Rsrsrs engraçado, mas para época, uma pornografia.
Eu me lembro da Sala Especial.
Meu pai não deixa eu assistir, mas eu sempre dava um jeito de ver pelo vão da porta. Nossa eu estou velho mesmo! Já faz tempo!
Abraço!!
Tudo a ver este comentário comigo…Tu deves ter a minha idade…Velu pela lembrança….Abraços…
Sensacional!!
Fantástico registro.
Abraço.
Ton
esta foi do fundo do baú mesmo, uma das rainhas da sala especial era a vera fischer, assisti a vários filmes com ela, denise dumond, entre outras beldades da época, contava os dias para chegas na sexta-feira só para assistir estas pornochanchadas.
valeu o retorno ao passado
Bons tempos da minha pu.nheta… huahuahuahuahuahua
“Gugu, o bom de cama”. Um clássico da Sala Especial, com Agildo Ribeiro!
Meu Pai não deixava eu assistir, sou frustrado por isso até hoje!!!!!!
Olá Marcelo,
Muito legal a sua página e realmente naquela época até para se comprar uma revista que trouxesse mulher pelada tinha de ser em um jornaleiro que vendesse a menores e sem ninguém por perto, senão ele poderia ir até preso. Eu queria saber o nome e de quem era a música de abertura da Sala Especial que passava na Record ou na TVS (hoje SBT)? será que alguém pode me ajudar?
Obrigado e parabéns pelo “site”.
hoje me deu uma saudade daqueles tempos .aqui tó eu relembrando tudo que foi muito bom como era bom tudo aquilo
tudo era mito bom
fica comigo essa noite , o mais engraçado, kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem um filme que foi exibido no Sala Especial, no começo dos anos 1980, na TV Record, que me marcou. Era com David Cardoso… Era a história de um homem que usava uma cueca que o deixava superpotente. No final, depois de usar e abusar de seus superpoderes, a cueca (que tinha os ponteiros de um relógio rs) dá uma pane, e começa a soltar fumaça! Era de um ridículo sublime… Alguém sabe que filme é esse; adoraria rever…