Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vampiros na ficção

24 de abril de 2019

O termo “vampiro” apareceu no século XVIII. Escritores como Lorde Byron, Charles Baudelaire e Alexandre Dumas trataram do assunto em suas obras.

A imagem do vampiro moderno foi popularizada pelo escritor irlandês Bram Stoker na obra “Drácula”. O vampiro de Bram Stoker tinha aspecto aristocrático e vivia em um castelo. Conde Drácula se alimentava de sangue, fugia da luz do Sol, transformava-se em morcego e podia ser morto com uma estaca no coração.

O filme “Nosferatu” estreou no dia 4 de março de 1922 em Berlim, na Alemanha. O vampiro interpretado por Max Schreck só aparece por 9 minutos na tela.

O ator Bela Lugosi até hoje é considerado o melhor intérprete do Conde Drácula. Lugosi nasceu no dia 20 de outubro de 1882, na atual cidade de Lugoj, na Romênia. Depois de atuar em filmes mudos na Hungria, imigrou para os Estados Unidos em 1920. Em 1927, interpretou “Drácula” na Broadway e consagrou-se com o filme homônimo, dirigido por Tod Browning. Bela Lugosi morreu no dia 16 de agosto de 1956, na cidade de Los Angeles, Califórnia.

Bela Lugosi era viciado em morfina. Marcado pelo personagem vampiro, Lugosi deu várias entrevistas dentro de um caixão. Como morreu completamente falido, seu enterro foi financiado por Frank Sinatra. Ele está enterrado no Holy Cross Cemitery, na cidade californiana de  Culver City. O ator foi enterrado com sua inseparável capa de Drácula.

O seriado “Buffy, a caça-vampiros” mostrou as aventuras de Buffy,  uma adolescente que recebeu a missão de proteger o mundo de criaturas malignas. A série foi ao ar de 1997 a 2003 e exibia vários personagens-vampiros em seu elenco. O mais famoso deles – o vampiro Angel, interpretado por David Boreanaz – ganhou  seriado próprio em 1999.

Publicado em 1976, o livro “Entrevista com o Vampiro” inaugurou uma nova fase para os sanguessugas: as “crônicas vampirescas” da escritora Anne Rice apresentam os vampiros como criaturas dotadas de sentimentos humanos e atormentadas por crises existenciais. “Entrevista com o Vampiro” tornou-se uma produção hollywoodiana em 1994, estrelada por Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst.

Leia também: Curiosidades sobre Drácula

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Intrigas e disputas nos bastidores do Dicionário Aurélio

Intrigas e disputas nos bastidores do Dicionário Aurélio

O "Aurélio", lançado em 1975,  é até hoje o maior fenômeno editorial brasileiro. Tanto que seu nome virou sinônimo para dicionário no Brasil. Atrás desse sucesso, no entanto, há uma história cheia de intrigas e disputas, reveladas pelo jornalista Cézar Motta no livro...

Os fãs mais famosos de Topo Gigio

Os fãs mais famosos de Topo Gigio

Em "Mister Show", programa que a TV Globo começou a exibir em 1969, Agildo Ribeiro contracenava com um boneco orelhudo e olhos sonhadores. Era o ratinho Topo Gigio - uma mistura de fantoche e marionete, manipulado por três titereiros, escondidos em um fundo preto. O...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This