Foi divulgado hoje o primeiro teaser do filme “Lightyear”, que tem estreia prevista para 17 de junho de 2022. O filme contará a história do patrulheiro espacial que depois inspiraria o astronauta de brinquedo, um dos símbolos da animação “Toy Story”.

 

 

 Buzz Lightyear

 

O nome do personagem Buzz Lightyear é uma homenagem a Edwin Eugene Aldrin, ou “Buzz” Aldrin como era chamado, astronauta da Apollo 11 que foi o segundo homem a andar na Lua, em 1969. Na infância, a irmã mais nova lhe chamava de “buzzer” (cigarra em inglês), porque não conseguia pronunciar “brother” (irmão). “Buzzer” seria encurtado para Buzz quando ele resolveu assumir o apelido doméstico. Na década de 1980, Aldrin trocou oficialmente seu nome de Edwin para Buzz.
Edwin Eugene Aldrin
Sobre nomes, outra curiosidade é que sua mãe se chamava Marion Moon. Moon é Lua em inglês.
Lightyear significa “ano-luz”, unidade de medida utilizada para calcular distâncias entre os astros no espaço. A velocidade da luz é de 300 mil km por segundo.
O primeiro nome pensado para o personagem foi Tinny. Quando ficou decidido que ele seria um astronauta, o nome mudou para Lunar Larry, descartado em seguida por ser “pouco heróico”.
Buzz Aldrin está hoje com 91 anos. Diz que não recebeu nenhum centavo pelo uso de seu nome no famoso astronauta de brinquedo.