Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que Buzz Lightyear ganhou esse nome?

27 de outubro de 2021
Foi divulgado hoje o primeiro teaser do filme “Lightyear”, que tem estreia prevista para 17 de junho de 2022. O filme contará a história do patrulheiro espacial que depois inspiraria o astronauta de brinquedo, um dos símbolos da animação “Toy Story”.

O nome do personagem Buzz Lightyear é uma homenagem a Edwin Eugene Aldrin, ou “Buzz” Aldrin como era chamado, astronauta da Apollo 11 que foi o segundo homem a andar na Lua, em 1969. Na infância, a irmã mais nova lhe chamava de “buzzer” (cigarra em inglês), porque não conseguia pronunciar “brother” (irmão). “Buzzer” seria encurtado para Buzz quando ele resolveu assumir o apelido doméstico. Na década de 1980, Aldrin trocou oficialmente seu nome de Edwin para Buzz.

Sobre nomes, outra curiosidade é que sua mãe se chamava Marion Moon. Moon é Lua em inglês.

Lightyear significa “ano-luz”, unidade de medida utilizada para calcular distâncias entre os astros no espaço. A velocidade da luz é de 300 mil km por segundo.

O primeiro nome pensado para o personagem foi Tinny. Quando ficou decidido que ele seria um astronauta, o nome mudou para Lunar Larry, descartado em seguida por ser “pouco heróico”.

Buzz Aldrin está hoje com 91 anos. Diz que não recebeu nenhum centavo pelo uso de seu nome no famoso astronauta de brinquedo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O garimpador de histórias da TV

O garimpador de histórias da TV

Apesar de ser uma ferramenta maravilhosa, a internet ainda é muito defasada com relação à história da TV brasileira e seus personagens. Pesquisar sobre nossa televisão é, antes de mais nada, um trabalho de garimpagem. As pesquisas que Magalhães Júnior faz há quase 20...

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

"O Túnel do Tempo" estreou no Brasil em 14 de setembro de 1967 pela TV Tupi de São Paulo, sendo exibida em horário nobre, às quintas-feiras. "O Túnel do Tempo" foi uma criação do americano Irwin Allen, que já havia produzido as séries "Viagem Ao Fundo do Mar" e...

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Pouco se fala sobre as primeiras brasileiras que escreveram literatura fantástica (a ficção científica, a fantasia e o horror). Desde o final do século XIX, o país sempre tivemos narrativas utópicas, fantasias moralizantes e romances de ciência. Mas a discussão e o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This