Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O adeus do “Baú, Baú… da Felicidade!”

24 de agosto de 2010

“No Carnê do Baú, só uma pessoa em cada 10 mil paga, e o Silvio Santos é um dos homens mais ricos do Brasil. Já o carnê do IPTU todo mundo paga, e as prefeituras estão sempre quebradas. Isso é um fenômeno que precisa ser explicado”. Essa frase foi dita em 2004 por Fernando Chiarelli, candidato a prefeito de Ribeirão Preto (SP) pelo PT do B.
Prestes a completar 50 anos, o Carnê do Baú é o nome carinhoso que recebeu o Carnê de Mercadorias, da empresa Baú da Felicidade. Acontece que os jornais noticiaram hoje que o negócio, que pertence ao dono do SBT, está com os dias contados.
O Carnê do Baú funciona assim: o cliente compra o carnê e vai pagando parcelas mensais. Pagar “rigorosamente em dia” também tinha suas vantagens. Alguns eram sorteados para ganhar prêmios em atrações como o “Peão do Baú” e o “Festival da Casa Própria”. Ao terminar de pagar o carnê, o valor pago podia ser trocado por mercadorias das Lojas do Baú.

Silvio Santos e Maria Guida, uma ex-sócia do empreendimento, compraram o Baú da Felicidade de Manuel da Nóbrega, que comandava o programa humorístico “Praça da Alegria” na antiga TV Paulista. A empresa do humorista vendia baús com presentes de Natal a prestações. Os clientes encomendavam cestas de Natal e iam pagando ao longo do ano para receber depois. Não deu certo. Silvio reformou o negócio e fez fortuna com ele. Quando ganhou sua primeira concessão de TV, a TVS, do Rio de Janeiro, Silvio convidou Manuel de Nóbrega para ser diretor. Nessa época, Silvio comandava também a loja de móveis Tamakavy e a concessionária de veículos Vimave. A primeira não existe mais.
Em 1981, o Sistema Brasileiro de Televisão nasceu do crescimento da TVS. Passou a ter o nome de SBT em 1987. Hoje, 24 anos depois da morte de Manuel, o programa humorístico, rebatizado de “A Praça É Nossa”, continua na emissora de Silvio Santos. A atração é comandada pelo filho de Manuel, Carlos Alberto, e dirigida pelo neto, Marcelo.
A partir de 2007, o empresário iniciou o processo de extinção do Carnê de Mercadorias. Ele parou de ser comercializado e a equipe de vendedores foi dissolvida. Como muitos clientes haviam feito a compra em intermináveis parcelas, e o desaparecimento total do Carnê do Baú só acontecerá no final deste ano – tempo para que todas as parcelas dos carnês comprados sejam pagas.
A direção do Varejo do Grupo Silvio Santos tomou a decisão por causa das mudanças na economia brasileira. A oferta de crédito ao consumidor está bem mais ampla hoje em dia, com possibilidade de muitas parcelas nas compras. A existência do Carnê deixou de fazer sentido. Agora, o objetivo é transformar as Lojas do Baú em uma das maiores redes varejistas de eletrodomésticos e produtos eletrônicos, a exemplo do Ponto Frio e das Casas Bahia. Hoje, são 127 lojas, sendo 99 delas no Paraná.
Ouça do próprio “Homem do Baú” como tudo começou:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

11 Comentários

11 Comentários

  1. Rosane

    Eles pararam na hora q podiam parar,pq hj em dia ngn em sã consciencia iria pagar o valor do carne só pro final do pagamento receber produtos com CAsas Bahia facilitando em 24 vezes sem juros num produto q vc recebe na hora,e rolava akela historia q tinha q pagar o carne no dia do vencimento ,nao podia ser antes e nem dps.

    Responder
  2. Waldemir

    Eu me lembro que quando menino, o Silvio Santos fazia caravanas nos bairros de São Paulo, o palco era em cima da carroceria de um caminhão, então era um show, com cantores e humoristas e com sorteio de pequenos brindes. Enquanto rolava o show, dezenas de vendedores vendiam os tais carnets para quem assistia, evidentemente incentivados no palco por Silvio Santos ou o seu finado irmão, o Leo Santos. Esta caravana era chamada de caravana do “perú que fala”, isto porque o Silvio tinha esta apelido, pois no início da carreira ele ficava vermelho igual a um perú. Tudo isto era no início da década de sessenta. Durante a semana o Silvio tinha um programa de rádio em que avisava em qual bairro que a caravana iria passar…

    Responder
  3. Wilson

    Quando o irmão do Silvio Santos (Leo Santos) faleceu, o SBT nem sequer deu a notícia, eu me lembro porque soube da morte dele e coloquei imediatamente no SBT e a programação foi normal o dia todo.
    Diferentemente disso, quando o Flavio Cavalcante morreu, o SBT ficou fora do ar por várias horas.
    Por que será?

    Responder
  4. Douglas de Souza Vieira

    Quê horas começou ficou fora do ar quando o Flávio Cavalcanti faleceu e até que ficou horas que voltou a programação normal no dia seguinte dia Seguinte qual é o programa momento foi interrompida em dia 26 de Maio de 1986 que faleceu às 17h50 das tarde faltava 6 dias antes da estréia da TVS/SBT Brasília – Canal 12 e a primeira cobretura da Copa 86 no México mesmo dia da estréia na nossa seleção brasileira.

    Responder
  5. Douglas de Souza Vieira

    Quê Horas interrompeu o programação da TVS(atual SBT) que programa estava passando o momento é interrompida quê faleceu o Flávio Cavalcanti era 17h50 das Tarde naquela segunda-feira dia 26 de Maio de 1986 o quê horas voltou programação normal no dia seguinte quando foi Sepultado em Petrôpólis(RJ) às 16h00.

    Responder
  6. Douglas de Souza Vieira

    Naquele Dia o Veterano Wanger Montes e escalado as pressas aconteceu no caramim o famoso Teatro Silvio Santos segundo o funciários da TVS/SBT – Canal 4 era o último programa foi ao ar em dia 22 de Maio de 1986 em nota comunicado para os telespectadores.

    Responder
  7. cristina shimidt

    tem como compra as mercadorias por email ,Silvio nao desanime pois tudo q vc toca vira oura e seu sucesso e pra sempre nao desanime bjs cris

    Responder
  8. Douglas de Souza Vieira

    Quê horas entrou no ar slide e até quê horas retornou quando foi sepultado o Flávio Calvacanti.

    Responder
  9. Silvio Souza

    A minha opinião é que se o Silvio Santos pular de um viaduto eu vou atraz pois sei que vai dar certo. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  10. Anônimo

    Sívio Santos conquistou riquezas enganando os pobres com promessas de sorteios, eu vendi o carnê e sei como funcionou o esquema, assim como Edí Macedo está milionário vendendo pedágio para o céu, no Brasil é assim : uma corrupção escancarada, a começar por Brasilia , tenho vergonha e estou triste.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This