Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem é Bansky? Eu sei quem sabe!

19 de junho de 2020

Banksy é o nome do artista contemporâneo de maior sucesso do Reino Unido. Ganhou fama internacional pelo trabalho com conteúdo social e político em muros e paredes de várias cidades. Algumas de suas obras valem milhões de dólares, mas sua identidade nunca foi conhecida. O pouco que se diz é que ele nasceu em Bristol, a 191 km de Londres, na Inglaterra, em 28 de julho de 1973. Seu pai trabalhou como técnico de fotocopiadora e seu primeiro emprego foi de açougueiro. O mistério em torno de seu nome valoriza ainda mais seus trabalho. Um grupo de colaboradores chega a montar tapumes para que ele consiga pintar escondido. De tempos em tempos, a imprensa inglesa publica possíveis respostas para o enigma.

Em entrevista ao podcast “That Peter Crouch”, da BBC, apresentado pelo ex-atacante da Seleção Inglesa nas Copas de 2006 e 2010, o jornalista e documentarista Louis Sebastian Theroux declarou que conheceu o artista em 2001, antes de ele se tornar famoso. E justamente por causa de Peter Crouch. Theroux seria assim uma das poucas pessoas que o viram pessoalmente, embora isso tenha acontecido há quase 20 anos.

Banksy não vende seus trabalhos diretamente, mas leiloeiros de arte já tentaram vender alguns de seus grafites nos locais em que foram feitos. O problema de remover os desenhos feitos com a técnica de estêncil ficou depois nas mãos dos compradores. Em 2005, Banksy fez um de seus mais polêmicos trabalhos: pintou imagens de um “mundo perfeito” no lado palestino do muro que separa o território de Israel.

Várias teorias sobre a identidade do misterioso artista

Naquele ano, o documentarista inglês nascido em Cingapura foi a uma partida de futebol do Queens Park Rangers para ver o novo atacante Peter Crouch em ação. Theroux estava num camarote. Foi ali que encontrou um jovem artista, que ele descreveu como “um pouco acanhado” e “de poucas palavras”. Theroux tentou engatar uma pequena conversa , perguntando o que ele fazia. Respondeu que era artista urbano e lhe deu um livro com alguns de seus trabalhos. “Olhei e achei que era muito bom”, relatou Theroux a Peter Crouch no podcast. “Perguntei qual era seu nome e ele respondeu: ‘Bansky'”.

Em 2016, o jornalista escocês Craig Wiliams afirmou que o cantor e grafiteiro Robert Del Naja, fundador da banda Massive Attack, seria a verdadeira identidade de Banksy. Antes disso, em 2008, o jornal “Daily Mail” sustentou que o nome real de Bansky era Robin Gunningham, grafiteiro de Bristol.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

A Editora Abril lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas. A edição original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora...

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Em 1969, Jim O'connolly dirigiu o filme “O Vale de Gwangi”. Ambientado no final do século XIX, no novo México, “O Vale de Gwangi" colocou, lado a lado, caubóis e dinossauros! O filme é estrelado por James Franciscus, que vive o papel do vigarista Tuck Kirby. O vilão...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This