O que significa o nome Copag? A mais famosa marca de baralho do Brasil foi parar no noticiário por causa de Regina Gonçalves, viúva de Nestor Gonçalves, teria sido mantida em cárcere privado pelo ex-motorista, que agora se apresenta como seu companheiro. Nestor deixou para Regina uma herança de 500 milhões de dólares quando morreu, em 1994.

O imigrante português Albino Dias Gonçalves abriu uma pequena gráfica no centro de São Paulo em 1908. Chamava-se Albino Gonçalves & Cia. Importados. Albino importava baralhos principalmente da Alemanha. Em 1918, Albino resolveu fabricar seus próprios baralhos e mudou o nome da empresa para Copag.

Além dos baralhos, Nestor Gonçalves, um dos filhos de Albino, engenheiro civil formado na Alemanha, ganhou também dinheiro nos ramos imobiliário, da construção civil e da agropecuária. Chegou a ser o maior produtor de laranja e dono da maior fazenda de gado de corte do país. Em 2005, metade da Copag foi comprada pela belga Cartamundi, maior grupo de jogos de cartas do mundo, hoje dona de 75 por cento.

A sigla Copag significa Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas.