Qual é a origem da palavra “caralho”? Circula há um bom tempo pela internet vídeos explicando que a palavra viria do nome do cestinho colocado no alto do mastro de um navio. Em alguns vídeos, a explicação é que “caralho” é o mastro do navio e “casa do caralho”, o cestinho colocado no alto dele. Só sei que essas explicações, bem divertidas, se alastraram pela internet.

Mas nada disso é verdade [que desmancha-prazeres, né?]. O nome daquele cestinho é gávea, que é também o nome da plataforma em que fica o objeto. Como a gente descobre se é uma definição para a palavra é verdadeira ou não?  Simples: procurando nos dicionários. Eu consultei os principais dicionários da Língua Portuguesa e simplesmente não existe essas definições para “caralho”.

A palavra é apenas uma forma chula de se referir ao pênis. Para muitos, sua origem é incerta. Mas, segundo o Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa, “caralho” vem do latim “caraculum”, que significa “pequeno pedaço de pau”. Repare que todas as fontes que dão a explicação do tal cestinho são da internet. E isso, quando é engraçado, viraliza numa velocidade incrível.

Já circula até a mesma versão para o espanhol “carajo”, mas os dicionários espanhóis também não confirmam essa definição.