Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O dia do assassinato de John Lennon

24 de abril de 2019
  1. Mark David Chapman nasceu no dia 10 de maio de 1955 na cidade de Forth Worth, no Texas, Estados Unidos.
  2. Na manhã do dia 8 de dezembro de 1980, data em que assassinou John Lennon, ele comprou uma cópia do livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Sallinger. Em seguida, escreveu “Essa é a minha declaração” nas páginas do livro e assinou “Holden Caulfield”, o personagem principal da história.
  3. Durante o interrogatório na polícia, Chapman declarou: “Eu tenho certeza que Holden Caulfield é grande parte de mim. O resto deve ser o demônio.”
  4. Condenado à prisão perpétua, Chapman está na Attica Correcional Facility, localizada nas proximidades da cidade de Buffalo, desde dezembro de 1980. Todos os seus pedidos de liberdade condicional foram negados.
  5. Mark David Chapman disparou cinco tiros contra John Lennon — três balas atingiram Lennon nas costas e no braço esquerdo e a quarta acertou o músico no pescoço.
  6. John Lennon foi declarado morto às 23h15, hora local, do dia 8 de dezembro de 1980, no Hospital St. Luke’s-Roosevelt, em Nova York.
  7. A arma do crime foi um revólver calibre 38, comprado no Havaí por 169 dólares.
  8. John e Yoko moravam no edifício Dakota desde 1973. A construção em estilo vitoriano serviu de cenário para os filmes “O Bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski, e “Vanilla Sky” (2001), de Cameron Crowe. O edifício Dakota fica em frente ao Central Park e a rua 72, em Nova York. Ele demorou quatro anos para ser construído e sua inauguração aconteceu no dia 27 de outubro de 1884.
  9. Quando morreu, John Lennon deixou um patrimônio que compreendia seis apartamentos no edifício Dakota, quatro fazendas, um rebanho de gado no valor de 66 milhões de dólares, um iate — além de duas propriedades no Japão e outras quatro nos Estados Unidos.
  10. O autógrafo pedido por Mark Chapman a John Lennon foi rabiscado na capa do disco “Double Fantasy”, lançado no dia 9 de outubro de 1980 nos Estados Unidos. A capa de “Double Fantasy” é uma foto de Lennon beijando Yoko Ono. A assinatura do músico para Mark Chapman foi feita, na foto, no pescoço de Yoko. Em 2003, a cópia que pertencia a Mark Chapman foi colocada à venda por 525 mil dólares.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This