- Mark David Chapman nasceu no dia 10 de maio de 1955 na cidade de Forth Worth, no Texas, Estados Unidos.
- Na manhã do dia 8 de dezembro de 1980, data em que assassinou John Lennon, ele comprou uma cópia do livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Sallinger. Em seguida, escreveu “Essa é a minha declaração” nas páginas do livro e assinou “Holden Caulfield”, o personagem principal da história.
- Durante o interrogatório na polícia, Chapman declarou: “Eu tenho certeza que Holden Caulfield é grande parte de mim. O resto deve ser o demônio.”
- Condenado à prisão perpétua, Chapman está na Attica Correcional Facility, localizada nas proximidades da cidade de Buffalo, desde dezembro de 1980. Todos os seus pedidos de liberdade condicional foram negados.
- Mark David Chapman disparou cinco tiros contra John Lennon — três balas atingiram Lennon nas costas e no braço esquerdo e a quarta acertou o músico no pescoço.
- John Lennon foi declarado morto às 23h15, hora local, do dia 8 de dezembro de 1980, no Hospital St. Luke’s-Roosevelt, em Nova York.
- A arma do crime foi um revólver calibre 38, comprado no Havaí por 169 dólares.
- John e Yoko moravam no edifício Dakota desde 1973. A construção em estilo vitoriano serviu de cenário para os filmes “O Bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski, e “Vanilla Sky” (2001), de Cameron Crowe. O edifício Dakota fica em frente ao Central Park e a rua 72, em Nova York. Ele demorou quatro anos para ser construído e sua inauguração aconteceu no dia 27 de outubro de 1884.
- Quando morreu, John Lennon deixou um patrimônio que compreendia seis apartamentos no edifício Dakota, quatro fazendas, um rebanho de gado no valor de 66 milhões de dólares, um iate — além de duas propriedades no Japão e outras quatro nos Estados Unidos.
- O autógrafo pedido por Mark Chapman a John Lennon foi rabiscado na capa do disco “Double Fantasy”, lançado no dia 9 de outubro de 1980 nos Estados Unidos. A capa de “Double Fantasy” é uma foto de Lennon beijando Yoko Ono. A assinatura do músico para Mark Chapman foi feita, na foto, no pescoço de Yoko. Em 2003, a cópia que pertencia a Mark Chapman foi colocada à venda por 525 mil dólares.
Leia também: 10 curiosidades sobre John Lennon