Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a melhor ordem para ler a saga “Fundação”?

19 de outubro de 2021

Está chegando às telas a série “Fundação”, baseada na saga do escritor Isaac Asimov. A história narra a ascensão e queda de um vasto império interestelar no universo do futuro. “Não é fácil resumir uma saga tão grandiosa”, afirma o pesquisador Silvio Alexandre. “Fundação” é uma série com sete livros. Começou como um conto em maio de 1942 e outro em junho. Mais dois contos foram publicados em 1944. Somente em 1951, os quatro contos foram reunidos em um único livro, com o acréscimo de um capítulo inédito, funcionando como introdução de toda a trama. Vieram depois os romances “Fundação” e “Império”, em 1952; e “Segunda Fundação”, em 1953. Quase trinta anos depois, Asimov cedeu aos pedidos de fãs e editores e escreveu mais quatro livros, expandindo a saga para sete romances.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

As histórias da saga são contadas em episódios que se passam com séculos de distância, envolvendo personagens diferentes a cada época. A trama é movida pela ciência de Hari Seldon, a Psico-história. Ela prevê que o Império Galáctico se autodestruirá e que levará 30 mil anos para se reerguer. Há, porém, uma maneira para que essa Idade das Trevas dure apenas mil anos. É preciso montar uma enciclopédia gigante: a “Enciclopédia Galáctica”. Um grupo chamado Fundação irá preservar o conhecimento científico do Império. Só que isso deixa algumas pessoas bastante nervosas e, ao longo da narrativa, a Fundação terá que lutar contra novas ameaças à sua missão e à sua sobrevivência.

Mas o que é a Psico-história? Trata-se de uma combinação de Sociologia, Psicologia e Matemática, que permite traçar o curso da civilização e prever grandes mudanças sociais. Ela usa modelos matemáticos que permitem prever as ações de uma sociedade. Quanto maior for a massa de pessoas (nesse caso, populações galácticas), mais previsível será o futuro.

No Brasil, os livros da saga Fundação foram lançados pela Editora Aleph. Segundo Sílvio Alexandre, qual é a melhor ordem para ler os livros? A sugestão dele é: “Prelúdio à Fundação”; “Origens da Fundação”; “Fundação”; “Fundação e Império”; “Segunda Fundação”; “Limites da Fundação” e “Fundação e Terra”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

Van Gogh: erro ou obra-prima?

Van Gogh: erro ou obra-prima?

É difícil acreditar que o quadro “The Potato Eaters”, de 1885, seja de autoria do holandês Vicent van Gogh. O quadro tem cores opacas e formas estranhas. Nada da perfeição anatômica ou técnica. Mais incrível ainda é que o autor disse à irmã que aquele era um de seus...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This