Publicado em 2006, o “Catálogo da ACME Company” tem 100 páginas com traquitanas fictícias, que satirizam os catálogos de vendas de produtos por correspondência. Há patins a jato, bigornas de 1.500 quilos, tinta especial para pintar entradas de túnel, pula-pula a jato, pistola desintegradora e também pistola integradora (“todo mundo merece uma segunda chance”, diz o anúncio).

No programa “Olá, Curiosos!”, o especialista em quadrinhos Marcelo Alencar mostrou “Mail-Order Mysteries”, de Kirk Demarais. Em 150 páginas, o autor reproduz anúncios de produtos exóticos mas verdadeiros, que foram anunciados em revistas das décadas de 1960 a 1980, como óculos de raio-x, terra do castelo do Conde Drácula, almofada que solta pum, pó-de-mico e kikos marinhos.   Por fim, “Hey Skinny!”, de Miles Beller, reproduz anúncios clássicos em revistas em quadrinhos dos anos 1940 a 1960, como chicletes que prometem emagrecer, selos com a efígie do ditador Adolf Hitler e até uma arma de brinquedo para crianças renderem bandidos de verdade (é sério isso?)

O “Catálogo da ACME Company” está esgotado. Só é possível encontrar exemplares de colecionadores ou usados.

CATÁLOGO ACME

Você sabe a história e o que significa a sigla ACME?

Nota de transparência: os links acima têm códigos de programas de afiliados. Os preços não mudam, mas o canal poderá ganhar uma comissão da Amazon.