Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os 60 anos de Ken. Quem? O namorado da Barbie

17 de maio de 2021
  1. Dois anos e dois dias depois do lançamento da Barbie, a Mattel atendeu a centenas de cartas e criou um namorado para a boneca.
  2. Kenneth Sean Carson, o Ken, foi lançado em 11 de março 1961.
  3. A exemplo do que aconteceu com Barbie, Ken recebeu o nome de um dos filhos do casal Ruth e Elliot Handler, criadores da Mattel. Ken Handler morreu em 1994 de um tumor cerebral.
  4. No mundo Barbie, os pais de Ken chamam-se Edna e Kenneth. Ele tem dois irmãos: Izzy e Tommy.
  5. Elliot encomendou o design a Angel Sofia, que disse ter se inspirado no rosto do marido.
  6. Ken foi lançado no Brasil em 1984 pela Estrela com o nome de Bob.
  7. O primeiro dublador de Ken no Brasil foi Marcelo Gastaldi no desenho “Barbie, a Estrela do Rock”, de 1987. Gastaldi fazia também a voz de Chaves.
  8. Em janeiro de 2009, o livro “Toy Monster: The Big, Bad World of Mattel“, do americano Jerry Oppenheimer, famoso pela quantidade de biografias não-autorizadas que lançou. Há um trecho que causou polêmica ao afirmar que Ken Handler “cresceu envergonhado e humilhado por ter um boneco anatomicamente incorreto com o nome dele sem nenhum indício de genitália.”
  9. Em 1993, a Mattel lançou o “Earring Magic Ken”. Os acessórios e as roupas foram relacionados à comunidade gay da época, o que gerou muita polêmica. O “Earring Magic Ken” foi logo tirado do mercado e virou uma preciosidade entre os colecionadores.
  10. Em fevereiro de 2004, a Mattel anunciou a separação de Ken e Barbie (embora continuassem amigos, Russell Arons, vice-presidente de marketing da Mattel) . Os dois só reatariam em 2011. A Mattel lançou uma gigantesca campanha da volta para juntá-los novamente no Dia dos Namorados de 2011 [nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro].
  11. Ken fez uma participação em “Toy Story 3”, de 2010, como um dos capangas do vilão Lotso. Michael Keaton dublou o boneco na versão original. Voltaria a dublar Ken em “Toy Story: Férias no Havaí” (2011).
  12. Para a comemoração dos 60 anos, a Mattel lançou uma série limitada com a réplica do primeiro Ken, de 1961. Ele veste uma sunga vermelha e tem uma toalha nos ombros.

Nota de transparência: o link tem códigos de programas de afiliados. Os preços não mudam, mas o canal poderá ganhar uma comissão da Amazon.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O garimpador de histórias da TV

O garimpador de histórias da TV

Apesar de ser uma ferramenta maravilhosa, a internet ainda é muito defasada com relação à história da TV brasileira e seus personagens. Pesquisar sobre nossa televisão é, antes de mais nada, um trabalho de garimpagem. As pesquisas que Magalhães Júnior faz há quase 20...

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

"O Túnel do Tempo" estreou no Brasil em 14 de setembro de 1967 pela TV Tupi de São Paulo, sendo exibida em horário nobre, às quintas-feiras. "O Túnel do Tempo" foi uma criação do americano Irwin Allen, que já havia produzido as séries "Viagem Ao Fundo do Mar" e...

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Pouco se fala sobre as primeiras brasileiras que escreveram literatura fantástica (a ficção científica, a fantasia e o horror). Desde o final do século XIX, o país sempre tivemos narrativas utópicas, fantasias moralizantes e romances de ciência. Mas a discussão e o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This