Hoje é aniversário do ator Chuck Norris, especialista em artes marciais e filmes de ação. Sua fama de malvado acabou gerando até os engraçadíssimos Chuck Norris Facts, lembra? Eram frases como “Quando Chuck Norris recebe os impostos, ele manda de volta folhas brancas com uma foto dele agachado, pronto para atacar. Chuck Norris não teve que pagar impostos nunca. Nunca!”.
Mas será que Chuck Norris é tão ameaçador assim? Bem, segundo o site Movie Violence Count Ratings, a resposta é positiva – pelo menos na ficção. Somando seus 28 filmes, o astro “matou” 462 pessoas, o que o torna o sexto maior produtor de paletós de madeira das telas. Isso dá uma média de 16,5 mortes por filme. Na verdade, esse número torna Chuck Norris um bom moço quando o comparamos a outros assassinos de mentirinha. Harrison Ford, por exemplo, é responsável por uma média de 30,5 mortes por filme!
O site usa quatro critérios para registrar uma morte em suas tabelas. O mais básico é quando se pode ver o assassinato na tela, sem rodeios. O segundo é a repercussão: um jornal dizendo que o personagem é procurado pela morte de 10 pessoas, por exemplo. Também são contabilizadas as vidas tiradas indiretamente. Vale se o personagem é mandante de um crime ou liberou um vírus letal. O último critério é o de “escudo”: quando alguém ia ser atingido, mas coloca outra pessoa na frente para se salvar, acaba se tornando responsável por uma morte.
Outra regra importante do site: um filme que tiver uma quantidade de mortes superior à soma de todos os filmes dos dados do Movie Violence Count Ratings não entra na lista para não deturpá-la. Um exemplo dado pelo site é o de Darth Vader – por mais que ele possa ter matado milhões de pessoas ordenando a destruição de planetas em Star Wars, não entra no ranking.
Leia também: Qual é o número de mortes nos filmes de Quentin Tarantino?