Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

“O ataque dos tomates assassinos”: a tosqueira que virou cult

17 de agosto de 2021

Você sabe o que é um “big bug movie”? Trata-se de um estilo de filme do final dos anos 1950 em que insetos gigantes aterrorizavam pequenas cidades. Eram tarântulas, formigas e gafanhotos.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Para satirizar esse tipo de filme, o diretor John Debello lançou em 1978 uma das mais bizarras franquias do cinema. Mas seu filme não possuía nenhum inseto asqueroso. Eram tomates que rolavam e atacavam os pacatos moradores de uma cidade.

Em “O ataque dos tomates assassinos”, tomates gigantes, fruto de uma experiência mal-sucedida do departamento de agricultura, saem rolando pelas ruas, encurralando e passando por cima de quem estivesse na frente.

A arma que salva a humanidade dessas terríveis criaturas, fazendo-os explodir, é a irritante música  “Amor de puberdade”, cantada pelo personagem Rony Desmond. Quem emprestou a voz para o personagem na canção foi o baterista da banda Pearl Jam, Matt Cameron.

O orçamento da produção foi de apenas 90 mil dólares. Surpresa: de tão tosco, o filme acabou virando cult. Ganhou uma sequência em 1988, com o título de “O retorno dos tomates assassinos”. Quem dá o ar da graça no segundo filme é um jovem ator que se tornaria muito famoso alguns anos depois: George Clooney.

A saga dos tomates parou por aí: em 1990, veio a sequência “Corra que os tomates assassinos vêm aí”. Dois anos depois, John Debello teve fôlego para lançar o quarto filme: “Os tomates assassinos comem a França!”, contando com a participação dos principais atores da série, John Astin e Rick Rockwell.

Lidar com tantos tomates deve ter traumatizado o ator Stephen Peace, que interpretou o capitão Wilbur Finletter. Eleito senador pela Califórnia, cargo que ocupou entre 1993 e 2002, Peace criou um projeto de lei bastante curioso: determinava que os mercados colocassem etiquetas em tomates, para diferenciar os naturais… dos artificialmente amadurecidos.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra