Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Museu das Falsificações vendeu 1.000 esboços de Andy Warhol. Apenas um era verdadeiro

16 de novembro de 2021

Já ouviu falar no Museu das Falsificações? Não é exatamente um museu, mas o nome chamou bastante atenção. Um grupo artístico chamado MSCHF,  baseado no Brooklyn, em Nova York, comprou o esboço original de uma obra de Andy Warhol chamada “Fairies” (“Fadas”), de 1954, avaliada em 20 mil dólares. Um trio de fadas aparece pulando corda. Com esse original, o grupo reproduziu 999 falsificações.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

As cópias foram quimicamente envelhecidas para imitar a aparência amarelada do original. Depois disso, todas as 1.000 peças foram embaralhadas em uma pilha e colocadas à venda online. Ninguém saberá qual é a verdadeira. Isso significa que o sortudo que ficar com o original ganharia involuntariamente 19.750 dólares, enquanto todos os outros teriam apenas uma obra de arte legal e razoavelmente acessível.

As 1.000 peças já foram vendidas, a 250 dólares cada uma O esboço foi vendido em 2016 para a MSCHF por 8.125 dólares.  Ao criar o Museu das Falsificações, os brincalhões disseram querer criticar o esnobismo do mundo da arte e sua crença de que apenas os ricos e lidos podem possuir obras de arte famosas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This