Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre a estatueta do Oscar

24 de abril de 2019

O troféu mede 34 centímetros e pesa 3,850 quilos. É composto de 92,5% de estanho e 7,5% de cobre, folheado a ouro catorze quilates.

Em 1945, cada estatueta passou a receber um número de série, para evitar falsificações. Mas a medida não inibiu os falsificadores. Isso porque, de acordo com a lei, o Oscar pode ser copiado, já que as primeiras peças não tinham a inscrição copyright, que indica uma imagem protegida.

O custo de fabricação de cada um é de 150 dólares. Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares. Mesmo assim, em um leilão de 1993, o Oscar que Vivien Leigh ganhou em 1940 foi arrematado por 562 mil dólares.

O design da estatueta não mudou, porém, em algumas ocasiões, diferentes versões foram fabricadas. Em 1938, o ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco Charly McCarthy receberam uma estatueta de madeira com uma pequena boca. Já em 1938, Walt Disney recebeu um Oscar especial pelo longa “Branca de Neve e Os Sete Anões”: uma estátua grande e sete pequenas.

Com a escassez de metais durante a segunda Guerra Mundial (1939- 1945), as estátuas do Oscar foram feitas com gesso; após o término dos conflitos, os vencedores puderam trocá-las pela versão original em ouro.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do Creme Nivea?

Qual é a origem do Creme Nivea?

Confira a origem do Creme Nivea e o que significa "Nivea"? O nome que batizou o primeiro creme hidratante do mundo, lançado em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 1911. Mas a história começou um pouco antes.   Em 1890, a, o farmacêutico Oscar Troplowitz comprou...

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica