Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 10 músicas dos Beatles

24 de abril de 2019

1. Yesterday (1965)
Paul McCartney sonhou com a melodia, mas acreditou que ela já existia e demorou para gravá-la. Apesar dos versos “Yesterday / All my troubles seemed so far away / Now it looks as though they’re here to stay” (“Ontem / Todos os meus problemas pareciam distantes / Hoje parece que eles vieram para ficar”), a música é uma das mais executadas como marcha nupcial em casamentos.

2. Here there and everywhere (1966)

A música era uma das favoritas de John Lennon e Paul McCartney. Foi utilizada como trilha sonora do seriado Friends, na cena em que a personagem neo-hippie Phoebe se casa.

3. Eleanor Rigby (1966)
Paul McCartney batizou a personagem-título da música em homenagem à atriz Eleonor Bron, que participou do filme Help! (1965).

4. Yellow Submarine (1966)
Reza a lenda que John Lennon gravou a música “Yellow Submarine” com uma camisinha no microfone. O motivo? O Beatle tentava criar um efeito sonoro que simulasse alguém cantando debaixo d’água — o problema é que a água em contato com o microfone causava incômodos choques elétricos. A solução veio de um engenheiro de som, que sugeriu o uso do preservativo como isolante elétrico.

5. Lucy in the sky with diamonds (1967)

As iniciais “LSD” no título fizeram com que se acreditasse que a música era um referência ao ácido lisérgico. Por isso, sua execução foi proibida em várias partes do mundo. Mas, de acordo com John Lennon,  o título e a letra da música  foram inspirados em um desenho de seu filho mais velho, Julian — um retrato da colega Lucy O’Donnell. Em 2009, Julian Lennon soube que Lucy era portadora de uma doença incurável, lúpus, e enviou flores para sua casa em Surrey, Inglaterra.

6. A day in the life (1967)
A música foi banida pela rádio BBC em junho de 1967 por causa do verso “I’d love to turn you on” (“Eu adoraria  estimulá-la”), uma suposta referência ao uso de drogas.

7. Helter Skelter (1968)
Ringo Starr sangrou as mãos ao gravar a bateria dessa canção. O serial killer Charles Manson e seu bando elegeram a música como hino e culparam a letra pelos assassinatos que cometeram em 1969.

8. Hey Jude (1968)
A música foi escrita por Paul para Julian, o filho mais velho de John Lennon. Foi o compacto de maior sucesso dos Beatles, e vendeu 5 milhões de cópias no mundo em apenas 6 meses. Nos Estados Unidos, ficou nove semanas em primeiro lugar.

9. Let it Be (1970)
Surgiu de um sonho em que a mãe de Paul, já falecida, lhe dizia: “Vai dar tudo certo”. Em 1998, Paul, Ringo e George Harrison cantaram “Let it Be” durante o funeral da primeira mulher de Paul, Linda McCartney.

10. A Hard Day’s Night (1964)
A música foi a última a ser composta para a trilha sonora de A Hard Day’s Night (1964), primeiro de cinco filmes produzidos e estrelados pelos garotos dos Beatles. Até então, o filme se chamaria Beatlemania. O produtor Walter Shenson, não satisfeito, pediu a John Lennon que escrevesse uma música para servir de título para o filme. No dia seguinte, Lennon entregou “A Hard Day’s Night”.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This