Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre Rita Lee

24 de abril de 2019
  1. Rita Lee Jones é filha de Charles Jones, descendentes de imigrantes americanos, e Romilda Padula, descendente de italianos. Nasceu em 31 de dezembro de 1947. Ela e suas irmãs receberam o nome Lee numa homenagem ao famoso General Lee.
  2. O pai impunha uma educação rígida às filhas. Além de cobrar boas notas na escola, exigia que estudassem a Enciclopédia Britânica todos os dias.
  3. Sua mãe tocava piano e desde criança teve contato com a música. Quando adolescente, Rita se trancava no quarto e quando a família pensava que ela estava dormindo, a menina pulava a janela e ia tocar bateria em festas escolares. Numa escapada dessas, teve uma crise de apendicite e sua família foi chamada à escola. Acabou sendo descoberta.
  4. Quando tinha 18 anos, formou o grupo Teen Age Singers com algumas amigas. Foi quando conheceram um grupo chamado Wooden Faces. As bandas se juntaram e formaram o O’seis, uma alusão ao número de integrantes e ao “ocêis” caipira. Depois de um tempo, o grupo se resumiu a Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista (então namorado de Rita) e Sérgio Dias.
  5. No dia 15 de outubro de 1966, rebatizado de Os Bruxos, o grupo estreou na TV no programa O pequeno mundo de Ronnie Von. Ainda estavam insatisfeitos com o nome da banda e viram Ronnie Von com o livro O império dos Mutantes. A banda foi rebatizada de Os Mutantes.
  6. No Festival de MPB de 1967, Rita cantou e tocou percussão em Domingo no parque, de Gilberto Gil.
  7. Rita gravou seu primeiro álbum solo, Build-up, Eem 1969. Mas continuou integrando Os Mutantes. Desligou-se do grupo em 1972.
  8. Em 1973, formou a banda Tutti-Frutti, que se desfez quatro anos depois.
  9. Começou a tocar com o músico Roberto de Carvalho em 1979. Ela e Roberto casaram-se em 13 de dezembro de 1996, depois de quase 20 anos de união.
  10. No início dos anos 80, rumores sobre sua saúde mexeram com sua carreira e problemas pessoais a deixaram afastada do palco por um período. Voltou em 1985. Dois anos depois, seu álbum Flerte Fatal sofreu duras críticas. Luís Antonio Giron fez uma pesada crítica à pessoa de Rita, e não a seu disco. Os fãs ofenderam-se e chegaram a ameaçar Giron de morte. Numa entrevista coletiva, a cantora rejeitou alguns críticos e disse que era suficientemente autocrítica. Aproveitou e citou Bernard Shaw: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina. Quem não sabe ensinar, ensina a ensinar. Quem não sabe ensinar a ensinar, vira crítico”.
  11. Passou um tempo trabalhando como atriz e apresentadora de rádio. Transformou-se na radialista Lita Ree. No dia 1º de março de 1986, a 89 FM transmitiu pela primeira vez seu programa Rádio Amador. Em 1988, atuou no filme Dias melhores virão, de Cacá Diegues. Também trabalhou na novela Top model, no papel da mística Belatrix.
  12. Em 1994, os próprios Rolling Stones a convidaram a abrir seus shows no Brasil, realizados no início do ano seguinte. Em 28 de dezembro, poucos dias antes da apresentação, a cantora foi internada e chegou a ficar em coma. Noticiaram que a causa teria sido o uso do calmante Lexotan com bebida alcoólica, mas ela mesma anunciou que passara mal por causa de um chá alucinógeno. Acabou fazendo os shows para os Stones. Na última apresentação carioca, Mick Jagger ligou para ela e lhe pediu que trocasse de lugar com os Spin Doctors e fizesse o show imediatamente antes dos Stones.
  13. Em maio de 1997, Rita Lee recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Sharp de personalidade da música brasileira. Foi a primeira mulher a ganhar este prêmio.
  14. Rita era tão fanática pelos Beatles que, na sua adolescência, costumava desenhar os rostos dos garotos de Liverpool nos papéis que embrulhavam os pães comprados por seu pai. Em 2001, ela lançou um trabalho chamado Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar com versões em português para os principais sucessos do grupo.
  15. Ela causou polêmica ao declarar em um show no Rio de Janeiro (RJ), pouco antes das comemorações dos 450 anos de São Paulo (SP), que o povo de São Paulo não sabia fazer festa e que as paulistanas não tinham personalidade. A cantora se retratou afirmando que tudo se tratava de uma piada mal-interpretada pela imprensa.
  16. Em 21 de janeiro de 2012, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos. Aos 67 anos, durante apresentação no Rio de Janeiro, a cantora alegou fragilidade física.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This