Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Martin Luther King Jr.

24 de abril de 2019
  1. Seu nome verdadeiro era Michael, não Martin Luther. Seu pai também se chamava Michael, por isso seu nome original, Michael King Jr. A alteração aconteceu depois de uma viagem que o ativista fez à Alemanha, em 1931, e foi uma homenagem a Martinho Lutero, figura importante do Protestantismo.
  2. Apesar de ter ficado conhecido por sua oratória exemplar, o líder do movimento negro americano tirou um C no seu primeiro exame de oratória no seminário. No entanto, ele terminou o semestre com A’s e acabou sendo o orador da sua turma.
  3. Ele é o homem mais novo a ser honrado com um Nobel da Paz. Martin tinha 35 anos quando recebeu o prêmio, em 1964. Ele doou todo o dinheiro (54.123 dólares na época, hoje o equivalente a 400 mil) para o Movimento dos Direitos Civis.
  4. Não é surpreendente ler que MLK ganhou um Nobel da Paz, mas você sabia que ele também recebeu um Grammy? Ele nunca foi cantor, mas seu discurso “Why I Oppose the War in Vietnam” (Por que eu sou contra a Guerra do Vietnã) ganhou na categoria Melhor Álbum Declamado em 1971, 3 anos após o político ter sido assassinado.
  5. Martin Luther King pulou duas classes no Ensino Médio (a 9ª e a 11ª, equivalentes ao 9º ano e ao 2º ano do EM brasileiro, respectivamente), e entrou na universidade aos 15 anos. Aos 19, ele recebeu um diploma de sociologia. Aos 25, ele se tornou Ph.D. em Teologia.
  6. Dez anos antes do seu atentado fatal, ele foi vítima de outra tentativa de assasinato. Durante a turnê do seu livro, no dia 20 de setembro de 1958, uma mulher se aproximou dele e perguntou se ele era Martin Luther King. Ele respondeu que sim, e ela disse “havia procurado por ele por 5 anos” antes de apunhalá-lo no peito com um abridor de cartas. Os médicos levaram 3 horas para conseguir retirar a lâmina, uma vez que sua ponta estava muito próxima à aorta de King.
  7. Ele fumava em segredo. Luther King se esforçou para esconder o hábito por anos, tanto devido ao estigma do cigarro na igreja quanto ao seu desejo de que seus filhos não se tornassem fumantes também. Reverendo Kyles, amigo do ativista, diz ter removido um maço do bolso de King antes que seu corpo fosse levado pela ambulância, após o seu atentado.
  8. O ator hollywoodiano Samuel L. Jackson foi um dos orientadores voluntários durante o funeral de MLK. Ele tinha 19 anos na época.
  9. King Jr. foi preso 29 vezes, algumas por desobediência civil e outras devido a acusações forjadas, como excesso de velocidade.
  10. Seu aniversário é um feriado nacional nos Estados Unidos. Além dele, a única outra figura que teve a data do seu nascimento transformada em feriado foi George Washington.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This