Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As rainhas do rádio

24 de abril de 2019
  1. A Associação Brasileira de Rádio criou o concurso “Rainha do Rádio” para arrecadar fundos para a construção de um hospital.
  2. As cédulas de votação vinham dentro da “Revista do Rádio“.
  3. A primeira premiação, em 1937, foi promovida pelo Iate Laranjas, barco carnavalesco. O título ficou com Linda Batista até 1948, ano em que foi realizada uma nova votação.
  4. A eleição de 1949 marcou para sempre a rivalidade entre as cantoras Marlene e Emilinha Borba. Marlene foi procurada pela Antarctica, que estava lançando o Guaraná Caçulinha. Para promover a marca, a empresa deu um cheque em branco para que ela comprasse quantas revistas (e votos) fossem necessários. Emilinha retirou-se da competição e Marlene somou 529.982 votos. Emilinha era chamada de “a favorita da Marinha” e Marlene, “a favorita da Aeronáutica”.

    Francisco Carlos foi eleito o primeiro Rei do Rádio, em 1958.
  5. A partir de 1953, a “Revista do Rádio” passou a fazer eleições estaduais.
  6. Alguns estados passaram a ter seus próprios reis e rainhas.
  7. Emilinha Borba morreu aos 82 anos no dia 3 de outubro de 2005, vítima de um enfarto.
  8. Em junho do mesmo ano, a cantora já tinha sido internada depois de cair de uma escada e sofrer traumatismo craniano e hemorragia intra-cerebral.

Veja a lista com todas as Rainhas do Rádio:

1937Linda Batista
1948Dircinha Batista
1949Marlene
1950Marlene
1951Dalva de Oliveira
1952Mary Gonçalves
1953Emilinha Borba
1954Ângela Maria
1955Vera Lúcia
1956Dóris Monteiro
1957Julie Joy

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Seriados de suspense e sobrenatural nos primeiros anos da TV

Seriados de suspense e sobrenatural nos primeiros anos da TV

No programa "Quem Te Viu, Quem TV", o especialista em televisão Magalhães Júnior apresentou uma lista seriados de suspense e de sobrenatural que foram exibidos nos primeiros anos da TV brasileira e que eram os preferidos dele como telespectador. "Além da Imaginação"...

Os primeiros trabalhos de Luís Gustavo na TV

Os primeiros trabalhos de Luís Gustavo na TV

Falecido em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, o ator Luís Gustavo recebeu muitas e merecidas homenagens. Vários de seus inesquecíveis personagens foram lembrados: o bon vivant Beto Rockfeller, o detetive Mário Fofoca, o figurinista Victor Valentin e o impagável...

A briga de Lilico e Gilberto Gil por causa daquele abraço

A briga de Lilico e Gilberto Gil por causa daquele abraço

Olívio Henrique da Silva Fortes, o comediante Lilico, começou a carreira artística em 1958 como imitador. Mas não um imitador qualquer. Ele imitava as imitações de atores e narradores feitos pelo grande José Vasconcelos. Com o tempo, Lilico passou a imitar também...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This