Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As principais séries com temáticas médicas da TV

25 de maio de 2020

A primeira série com temática médica da TV brasileira foi a pouco conhecida “O jovem doutor Ricardo”, exibida pela TV Tupi Rio em 1957. Ela foi criada por Moisés Weltmann e estrelada por Cill Farney. Infelizmente não existem registros dessa obra. Apenas 26 anos depois, em 1983, surgiria outra série médica, que já havia feito sucesso no rádio: “Obrigado, Doutor”. O ginecologista Rodrigo Junqueira, papel de Francisco Cuoco, deixou a capital e resolveu clinicar na região rural, numa pequena cidade chamada Andorinhas. Do elenco principal faziam parte também Elaine Cristina, como Isabel, dona de um hospital de pouquíssimos recursos, e também Nicette Bruno, a freira Júlia, uma dedicada enfermeira.

A primeira série médica estrangeira a ser exibida pela TV brasileira foi “Dr. Kildare”, com Richard Chamberlain, que estreou em maio de 1963, na TV Excelsior. Em julho do mesmo ano, a mesma TV Excelsior colocou no ar “Ben Casey”, com Edward Vincent. A TV apresentou várias séries médicas a partir de então: “M*A*S*H*”, “Dr. Marcus Welby”, “Dra. Queen”, “Dr. House”, “Grey’s Anatomy” e “The Good Doctor”, só para citarmos as mais conhecidas.

Personagem que tornou George Clooney famoso

O grande sucesso foi “Plantão Médico”, que estreou no início de 1995 na Rede Globo. “Plantão Médico” – cujo título original é E.R. (sigla de “Emergency Room”, sala de emergência) – contava o dia-a-dia do pronto-socorro de um grande hospital em Chicago. Além do atendimento aos mais variados tipos de pacientes, a série tratava também da vida pessoal de médicos e enfermeiros. No Brasil foram exibidas apenas cinco das 15 temporadas.

Na primeira temporada, “Plantão Médico” teve seis personagens principais: três médicos, uma médica, um estudante de Medicina e uma enfermeira. Um dos médicos, o pediatra Dr. Doug Ross, era interpretado por George Clooney, personagem que o faria famoso.

“Plantão Médico” fez dois episódios ao vivo na mesma noite

Com 331 episódios no total, “Plantão Médico” teve uma série de curiosidades. Uma delas foi ter sido a primeira série americana a fazer um episódio totalmente ao vivo em 1997. Foi o primeiro episódio da quarta temporada. O mais impressionante é que ele foi feito ao vivo duas vezes na mesma noite. Uma apresentação para a Costa Leste e, três horas depois, para a Costa Oeste. O desgaste e a tensão pelo fato de ser “ao vivo” fez com que alguns integrantes do elenco tivessem enxaqueca e até náusea. Valeu pelo sacrifício porque o episódio foi simplesmente sensacional.

Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (16/05/20)

O que você vai ouvir:

Na sonora 1, um pequeno trecho da abertura de “Obrigado, Doutor!” O nome da música é “Ciência e Natureza”, interpretado pela dupla Edson e Terezinha. Em seguida, vem uma cena do primeiro episódio. O Dr. Rodrigo (Francisco Cuoco) chega à cidade de Andorinhas, presencia um atropelamento de um menino e resolve prestar socorro. Ele contracena com Isabel e a irmã Júlia.

Na sonora 2, o tema de abertura de “Plantão Médico”, criado por James Newton Howard, e uma cena em que o Dr. Doug Ross (George Clooney) atende uma criança em estado crítico na presença da mãe e auxiliado por três enfermeiras. George Clooney é dublado por Marco Antônio Costa, dos Estúdios Herbert Richers.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This