A cidade de Amparo é uma estância hidromineral que fica a 133 km de São Paulo. Numa rua estreita, a Afonso Pacetta, no centro da cidade, o psicólogo Francisco Henrique de Oliveira, o Tito, 65 anos, começou a distribuir frases para pedestres e motoristas. O aviso é bem direto: “Pegue 1 mensagem e boa viagem”. Os pedestres podem pegá-las em um painel colocado na varanda da casa dele. Os motoristas nem precisam descer do veículo. Outro painel foi colocado em uma árvore no mesmo local. “Em dezembro de 2010, eu tive a ideia para incentivar minha mãe, que sofria de depressão e do Mal de Alzheimer, a sair do quarto e distribuir mensagens na calçada”, conta. A mãe de Tito, dona Edna, faleceu em setembro de 2012, mas ele continuou com o projeto em memória dela. As frases são escritas em pequenas tiras de papel. Trazem pensamentos filosóficos e mensagens motivacionais. São sempre frases curtas, com vocabulário simples, sem citações políticas ou religiosas, e com uma possível aplicação no cotidiano.

PROJETO UMA MENSAGEM PARA VOCÊ

O projeto “Uma Mensagem para Você” possui registro no EDA (Escritório de Direitos Autorais), órgão ligado ao Ministério da Cultura. Tito conta que tem um arquivo com 940 mil mensagens escritas por 300 autores, como Gustav Jung, Einstein, Sócrates, Vinicius de Moraes, Cora Coralina, John Lennon, Rui Barbosa, Fernando Pessoa,  Mahatma Gandhi, Martin Luther King, entre outros.

Tito conta que as mensagens distribuídas extrapolaram os limites da pequena Amparo e hoje são conhecidas em outras localidades. No ano passado, uma professora da cidade de Campos (RJ) pediu autorização para usar a ideia com os alunos. Ele gosta de contar ainda a história de um morador da vizinha Jaguariúna, distante 31 km, que vai uma vez por semana se abastecer dos pensamentos. “Esse senhor me disse que as frases caem como uma luva na vida dele”, jacta-se Tito. Há também uma moradora de Amparo que recolhe algumas frases toda semana para enviar pelos Correios a uma amiga que mora em Buenos Aires, Argentina.

Tem "Mensagem para Você" na varanda de casa ou pendurada na árvore ...

Uma das poucas críticas que recebeu foi de um vizinho, reclamando pelo Facebook que a parada dos carros para retirar as mensagens estava atrapalhando o trânsito naquela via. Mas, de modo geral, os amparenses parecem estar se divertindo com a novidade. Já há planos até de levar o “Uma Mensagem para Você” para outros pontos. “Uma moça levou as mensagens para colegas de trabalho”, conta. “Depois, com a autorização do RH da empresa, ela montou um painel para distribuir as frases no emprego”. Com todo esse interesse, Tito acredita que não demorará a atingir a marca de 1 milhão de frases distribuídas.