Em 2001, a jornalista Kárin Fusaro escreveu o livro “Gírias de Todas as Tribos”, com o significado de 2.154 gírias. As gírias faziam parte do vocabulário de 55 diferentes tribos. Ao longo da pesquisa, que durou um ano e meio, Kárin fez 228 entrevistas – com coveiros, presidiários, policiais, dependentes de drogas, metroviários, skatistas, prostitutas, travestis e mais uma porção de gente. Descobriu, por exemplo, as várias “marias” que vivem atrás de homens para se casar: no futebol, maria-chuteira; nas artes marciais, maria-tatame; no quartel, “maria-batalhão”; no surfe, “maria-parafina”.
O livro está esgotado. Mas Kárin já iniciou uma nova pesquisa para aumentar o trabalho. Ela listou outras 77 profissões e criou um blog para contar também com a colaboração dos internautas. Num dos primeiros posts, ela dá uma lista de gírias de criadores de gato.
Você conhece alguma boa para ajudar a Kárin?
ME DESCULPE , P/ MIM TRIBO, SEMPRE FOI COISA DE ÍNDIO.
Eu amei este livro, pois estava fazendo pesquisas sobre o “assunto” e tirei 10 no meu trabalho por causa dele!!! Muito obrigado por me ajudar semnem saber =D
grias de hoje em dias
aaaaaah eu achei até legal uma pessoa falar sobre as gírias mais também acho que nãão sãão tribos e sim REGIOES
o nome é só o ponto de impacto, achei perfeito…. nome, ideia e livro….