Tem gente que torce o nariz quando ouve falar em fazer uma refeição no McDonald’s. Por mais esforços que a rede faça para colocar “alternativas saudáveis” no cardápio, o McDonald’s não consegue se livrar daquele aspecto horrível de 0 junk food. Invariavelmente, os ingredientes dos sanduíches vêm até fora do lugar…

Em 2005, o McDonald’s criou um programa chamado “McGourmet”, oferecido a jornalistas e blogueiros. O que é isso? São pratos de alta gastronomia, feitos apenas com  ingredientes que são parte do menu das lanchonetes. As combinações são inusitadas:  estrogonofe de Chicken Grill, croquete de Big Mac com ketchup de maçã, salada de folhas com molho de Fanta Laranja, ou barreado de Big Tasty servido com farofa de banana. As fotos são bem atraentes (e estão a anos-luz das refeições servidas nas lojas).

Quem também descontrói as McRefeições é o  blog Fancy Fast Food. Desde 2009, Erik Trinidad  recria  pratos de redes famosas de fast food, principalmente do McDonald’s. O primeiro post já mostra o clássico Big Mac transformado em bife com purê de batatas.

Cada post de  Trinidad tem a receita (em inglês) do prato de “haute cuisine”, uma foto do antes e outra do depois. É permitido que leitores enviem suas contribuições, mas respeitando as regras: não adicionar ingredientes que não sejam decorativos (como folhas de salsa) e não modificar as fotografias. Está disposto a ser um chef da junk food? Envie sua criação gastronômica para fancyfastfood@gmail.com.

Ah, o Fancy Food sempre alerta: “Essa comida ainda faz mal a você. Mas veja como pode ficar bonita!”