Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que causa o câncer?

24 de abril de 2019

 

As causas do câncer podem ser externas ou internas ao organismo. As externas estão ligadas ao meio ambiente (água, terra e ar) e a hábitos do doente (alimentação, uso de medicamentos e estilo de vida). Esses fatores externos de risco são chamados de cancerígenos ou carcinógenos, pois afetam a estrutura das células. As causas internas, de forma geral, podem ser hereditárias – geneticamente pré-determinadas – e relacionam-se a como o organismo reage diante de agressões externas.

Entre 80 a 90% dos casos de câncer são de origem externa. Os maiores vilões são tabagismo, maus hábitos alimentares, ingestão excessiva de álcool, uso de medicamento, atividades ocupacionais (por exemplo, trabalhar em uma indústria química e estar em contato com certas substâncias) e exposição excessiva ao sol.

As pessoas mais velhas estão mais propensas a sofrer de câncer porque o envelhecimento traz mudanças nas células, tornando-as mais vulneráveis. E também porque as células dessas pessoas ficaram mais tempo expostas a diferentes fatores de risco para câncer.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This