GRIPE

1. A gripe é uma doença febril que provoca infecção principalmente nas vias respiratórias, é causada pelo potente vírus Influenza, nome popular do Ortomixo vírus. A palavra “influenza” surgiu na Itália, de uma crença que dizia que a doença era influenciada pelas estrelas ou pelo frio. A palavra gripe é francesa e significa capricho, gosto passageiro.

2. Caracteriza-se principalmente pelas dores de cabeça, febre, arrepios, dores nos músculos, tosse e dor de garganta. E é epidêmica, ou seja, atinge várias pessoas ao mesmo tempo, e pode durar cerca de cinco dias.

3. Sua transmissão ocorre em especial pelas vias respiratórias.

4. O vírus invade a mucosa do nariz e da garganta. Entre o nariz e os brônquios existem os cílios, que trabalham na defesa do organismo. Minúsculos, eles se movem num líquido salgado, a coriza, coberto por outra camada, o muco.

5. O muco é carregado pelos cílios em direção à garganta e ao nariz, levando com ele os vírus e as bactérias prejudiciais ao organismo.

6. Quando a temperatura abaixa, os cílios movimentam-se menos e a isso facilita a entrada de microorganismos, que entram no corpo e atacam as células das vias respiratórias.

7. Para se defender dos invasores, o nariz aumenta a produção de coriza (líquido que escorre do nariz) e de muco. Como o muco é mais pesado, afunda na coriza (camada inferior), grudando os cílios e dificultando seus movimentos. Quando o vírus atinge a célula, reproduz-se até se libertar e contaminar o organismo.

8. O nariz fica vermelho porque, além de ter excesso de muco, os vasos sanguíneos da região ficam dilatados para facilitar a entrada de glóbulos brancos no sangue, que irão agir na defesa do organismo.

9. A maior complicação da gripe é a pneumonia, geralmente causada por bactérias, e costuma atingir mais crianças e idosos. O muco das vias respiratórias é um ótimo ambiente para a reprodução de vírus e bactérias.

10. Para combater o vírus da gripe, o sistema imunológico concentra suas energias sobre ele e o corpo fica livre para a aparição de doenças oportunistas, que chegam por meio de vírus e bactérias. A pneumonia é uma delas.

Livro mostra as inovações da medicina organizadas em linhas do tempo