Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Febre

24 de abril de 2019

 

É o aumento da temperatura corporal. Tanto no adulto quanto na criança, a temperatura normal do corpo deve ficar entre 36,5 e 37 graus. Se estiver com mais do que isso, a pessoa está com febre.

A febre surge da seguinte maneira: os glóbulos brancos do sangue são os responsáveis pela defesa do organismo. Quando percebem a presença de vírus e bactérias, começam a produzir a Interleucina (ILI) e o Fator Necrose Tumoral (FNT). Ambas circulam pelo corpo até alcançar o hipotálamo, região do cérebro que concentra as funções reguladoras da temperatura, entre outras. Lá, estimulam a formação de outras substâncias, as prostaglandinas, que provocam aumento da temperatura. E como vírus e bactérias só sobrevivem entre 36,5 e 37 graus centígrados, os microorganismos tendem a morrer quando este limite é alterado, para mais ou para menos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This