Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 bebidas brasileiras

24 de abril de 2019

1. Aluá
É feita com 2 litros de água em recipiente de barro, 200 gramas de milho, 250 gramas de rapadura e 80 gramas de gengibre picadinho. Deixar fermentar de 3 a 5 dias, coar e servir.

2. Capeta
Bebida típica de Porto Seguro (BA), era uma mistura de guaraná, aguardente, mel e limão. Hoje leva guaraná em pó, leite condensado, canela, groselha, abacaxi, vodca e gelo. 

3. Cauim
Bebida de baixo teor alcóolico, era preparada pela índias, que mascavam frutas ou cereais, cuspiam a pasta em uma panela de barro com água, colocavam no fogo e deixavam fermentada por alguns. 

4. Garapa
É o sumo da cana-de-açúcar, que chegou ao Brasil em 1553 pelas mãos de Martim Afonso de Sousa, que implantou o primeiro engenho de açúcar em São Paulo. 

5. Guaraná Axé
Nasceu em Porto Seguro e é feito com pó de guaraná, refrigerante sabor guaraná, leite condensado, limão e gelo. 

6. Harchata
Bebida feita à base de melancia. 

7. Monica Lewinsk
Essa bebida surgiu no Carnaval de 1999 em Porto Seguro e leva catuaba, conhaque, amendoim, leite condensado e outros segredos. 

8. Mujangué
Ovo batido com farinha e açúcar. É uma mistura muito apreciada no Acre. 

9. Quentão
Aguardente de cana com açúcar, misturada com gengibre e canela. Servida bem quente, especialmente na época de festas juninas. 

10. Tiquira
Aguardente artesanal feita com mandioca típica do Maranhão.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Moët et Chandon

Moët et Chandon

É a marca de champanhe mais vendida do mundo. Em 1801, ao ser eleito prefeito de Epernay, Jean-Rémy Moët decidiu que as pessoas importantes que eventualmente cruzassem a região de Champagne, a 150 quilômetros de Paris, deveriam se...

Ypióca

Ypióca

O português Dário Telles de Menezes trouxe para Maranguape (CE), um alambique de cerâmica e a técnica da produção de aguardente. Comprou um pequeno engenho e passou a produzir, em 1846, uma das mais tradicionais cachaças...

Chope

Chope

  Brahma claro   123   Skol claro   123   Brahma escuro   126   Heineken   126   * Tulipa de 300 ml

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This