Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A linha do tempo das comidas

24 de abril de 2019

Século 13
Com a invasão dos mongóis, a Europa conhece a técnica usada pelos Tártaros para moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. A tribo costumava levar a maçaroca embaixo da sela quando galopavam. Por isso, quando iam comê-la, já havia virado uma pasta, que é o ancestral do hambúrguer.

1492
Cristóvão Colombo e sua frota aporta na América. Os índios mostram a ele a técnica de colocar uma espiga de milho inteira no fogo e comer os grãos que estouram (pipoca).

1519
O conquistador espanhol Hérnan Cortez aporta no México e é recebido pelos nativos com presentes, entre eles as valiosas sementes de cacau. O produto era usado na confecção de um bebida considerada sagrada, o tchocolatl, depois rebatizado de chocolate.

1542
Chega à Europa o primeiro iogurte. Ele é oferecido ao imperador francês François por Salomão como remédio para curar infecção intestinal.

Século 17
Os camponeses belgas inventam a batata frita. Eles costumavam tostar peixes em banha animal, mas, com a falta do produto por causa de um inverno rigoroso, resolvem apelar para a batata. O prato se popularizou graças ao médico francês Antoine Augustin Parmentier, que serviu uma porção em um jantar de homenagem ao presidente norte-americano Benjamin Franklin. O político não gostou da novidade.

1630
O inventor inglês John Sibthrope entra com a patente de um fogão de metal, aquecido por carvão, que permitia cozinhar sob o fogo (e não mais dentro dele).

1679
A panela de pressão, inventada pelo francês Denis Papin, é comercializada como um “aparelho para amolecer ossos e cozinhar carne em pouco tempo”. Na época, chamava-se “digesto a vapor”.

1690
Os chineses criam um molho picante de salmoura com peixe em conserva, mariscos e temperos, o ketsiap. Em 1876, o americano Henry J. Heinz mistura molho de tomate e começa a produzi-lo.

1695
Ao lacrar suas garrafas com cortiça seca, o produtor de vinho dom Pierre Pérignon inventa o Champanhe.

1720
Uma senhora inglesa conhecida como Clement produz a primeira mostarda em pasta. Suas sementes já eram conhecidas pelos romanos no século 4 a.C. e foi integrada à culinária na Idade Média.

1756
O duque Richelieu volta da batalha no Porto de Mayon com uma receita de molho de creme e ovos. Seu chefe, ao prepará-la, substitui o creme por óleo vegetal e cria a maionese.

1762
Para não ter que parar as partidas bridge para comer, o Lorde John Eduard Montague (conde de Sandwich) pede que suas refeições, geralmente salame, presunto e queijo, sejam servidas em dois pedaços de pão.

1765
O vendedor de sopas M. Boulanger cria em Paris (França) o primeiro restaurante do mundo, o Champ d’Oiseau.

1795
O governo francês ofereceu 12 mil francos pelo desenvolvimento da melhor técnica de conservação de alimentos. O confeiteiro Nicolas Appert elaborou o sistema de esterilização dos vidros. Surgia assim os alimentos em conserva.

1828
O químico holandês Johannes van Houten desenvolve uma prensa capaz de eliminar boa parte da gordura do cacau. Nasce o chocolate em pó.

1848
A firma inglesa Fry & Sons coloca no mercado a primeira barra de chocolate do mundo, feita com gordura, pasta de cacau e açúcar.

1850
O médico americano John Gorrie construiu uma máquina a vapor capaz de resfriar o ar, a geladeira.

1853
É lançada a Bohemia, primeira cerveja a chegar no Brasil.

1856
O americano Gail Borden pede a patente do leite em pó.

1862
O químico francês Louis Pasteur inventa um processo para liquidar as bactérias do leite, a pasteurização.

1869
O imperador da Áustria pede aos padeiros vienenses, responsáveis por alertar o ataque dos turcos-otomanos à cidade, fizessem um pão para tornar o fato inesquecível. Eles elaboram o croissant, que tinha a forma da lua crescente do estandarte dos invasores. Na França, o imperador Napoleão III lança um concurso para encontrar um substituto para a manteiga. O químico Hippolyte Mergé-Mouriès ganha com uma mistura à base de gordura de boi. Ela recebe o nome de margarina.

1872
O norte-americano Adams lança um chiclete a base de alcaçuz. É a primeira vez que o produto chegava ao mercado como uma guloseima. Ele servia para exercitar a mandíbula e estimular as gengivas. Os astecas, porém, já conheciam a goma de mascar muito antes da chegada dos navegadores espanhóis à América.

1889
Raffaele Sposito serve à rainha italiana Margherita a primeira pizza redonda da história. O prato acabou ganhando o nome da monarca.

1893
Para ajudar sua mulher na hora de fazer geleia de mocotó, o americano Charles B. Knox inventa a gelatina em pó. Ela é batizada de Jell-O.

1904
Na Feira Mundial de Saint Louis (EUA), o vendedor de waffles sírio Ernest Hamwi dá uma força a um comerciante de sorvete que fica sem recipientes e começa a enrolar seu produto para servir de suporte. Populariza-se, assim, a casquinha de sorvete. Também é neste evento que os americanos conhecem o hambúrguer, receita trazida ao país pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo.

1921
É fundada a primeira cadeia de lanchonetes, a White Castle.

1930
A empresa de Clarence Birdseye lança os primeiros alimentos congelados. O americano Michael Cullin inaugura o primeiro supermercado, chamado King Kullen.

1944
Para aquecer as vendas de sua fábrica de queijos, o mineiro Lindolfo Pio da Silva Dias desenvolve o requeijão, fundindo a altas temperaturas coalhada seca e creme de leite.

1946
Durante a realização de pesquisas com um equipamento gerador de micro-ondas para radares de longo alcance, o engenheiro eletrônico Percy Lebaron percebe que ele é capaz de gerar calor. O primeiro forno de micro-ondas foi colocado à venda em 1952.

1952
O tenista Robert Faulkemburg funda no Brasil a primeira lanchonete fast-food. Trata-se de uma unidade da rede Bob’s.

1960
Surgem nos Estados Unidos os primeiros alimentos congelados à vácuo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This