Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A criação do pão de forma Pullman

24 de abril de 2019

Inaugurada em julho de 1950, a Pão Americano era a mais moderna panificadora de toda a América Latina. Foi a primeira com produção contínua de pães, tecnologia importada dos Estados Unidos. A Pão Americano foi inicialmente instalada na rua Augusta, na capital paulista, empregando 25 funcionários para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com 250 homens. Além da produção de mais pães em menos tempo, a higiene era muito maior, uma vez que o sistema era todo automatizado, sem contato manual. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, pela primeira vez no Brasil, surgia o pão de forma: o Pão Pullman.

Em 1957, foi necessária a abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região. Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em indústria.

O pão de forma surgiu em 1912, criação de Otto Rohwedder. Na verdade, ele foi o inventor de um protótipo de fatiadora feito com ganchos de prender cabelo que cortava o pão e mantinha os pedaços juntos. A máquina completa, porém, só ficaria pronta em 1928. Ela seria acoplada a uma embaladora. Apesar da demora na aceitação, o aparato de Rohwedder fez enorme sucesso. No final dos anos 30, mais de 80% do pão consumido nos Estados Unidos era pré-fatiado.

Leia também:
Pão foi inventado na Pérsia há 12 mil anos
A origem do Dia do Padeiro
Tabela de caloria de pães
A criação do pão de centeio Wickbold

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This