Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A criação do pão de forma Pullman

24 de abril de 2019

Inaugurada em julho de 1950, a Pão Americano era a mais moderna panificadora de toda a América Latina. Foi a primeira com produção contínua de pães, tecnologia importada dos Estados Unidos. A Pão Americano foi inicialmente instalada na rua Augusta, na capital paulista, empregando 25 funcionários para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com 250 homens. Além da produção de mais pães em menos tempo, a higiene era muito maior, uma vez que o sistema era todo automatizado, sem contato manual. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, pela primeira vez no Brasil, surgia o pão de forma: o Pão Pullman.

Por que o Pão Pullman ganhou esse nome? A história começa em 1864 com o engenheiro americano George Pullman. Ele nunca fabricou pão, mas é importante conhecer sua história. George Pullman criou uma empresa para produzir vagões de trens, a Pullman Palace Car Company. Mas não vagões comuns. Ele desenvolveu vagões dormitórios. Pagando cinco vezes mais que um assento normal, os viajantes poderiam ir deitados. Esses vagões acabaram sendo apelidados de vagões Pullman. Quando o pão de forma foi lançado no mercado brasileiro, alguém percebeu que essa embalagem retangular lembrava e muito os vagões dormitórios de Pullman. Daí a escolha do nome.

Em 1957, foi necessária a abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região. Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em indústria.

O pão de forma surgiu em 1912, criação de Otto Rohwedder. Na verdade, ele foi o inventor de um protótipo de fatiadora feito com ganchos de prender cabelo que cortava o pão e mantinha os pedaços juntos. A máquina completa, porém, só ficaria pronta em 1928. Ela seria acoplada a uma embaladora. Apesar da demora na aceitação, o aparato de Rohwedder fez enorme sucesso. No final dos anos 1930, mais de 80% do pão consumido nos Estados Unidos era pré-fatiado.

Leia também:
Pão foi inventado na Pérsia há 12 mil anos
A origem do Dia do Padeiro
Tabela de caloria de pães
A criação do pão de centeio Wickbold

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?