Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o McDonald’s

24 de abril de 2019
  1. Ray Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma só vez. Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres que precisava de 8 de seus multimixers de uma só vez. Era o estabelecimento dos irmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos. Krok imaginou que se os McDonalds abrissem mais 10 estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers.
  2. Os irmãos já tinham franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Kroc os convenceu a abrir novas lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino.
  3. A primeira loja, aberta em abril de 1955 em Des Plaines, Illinois, foi um grande sucesso. Em 1957, eram 37 estabelecimentos. A dedicação de Kroc às lanchonetes era total, e logo ele cansou-se da letargia dos irmãos McDonalds. Comprou a companhia com 2,7 milhões de dólares vindos de um investidor.
  4. Na década de 60, as lanchonetes ganharam lugares para se sentar. O sistema drive thru apareceu no início dos anos 70. Ronald McDonald, símbolo da rede, foi criado em 1963. O estabelecimento abriu as portas de sua primeira unidade brasileira às 10h30 de 13 de fevereiro de 1979, no bairro carioca de Copacabana. No ano seguinte, instalou-se em São Paulo.
  5. O cardápio inicial da lanchonete em solo nacional continha cheeseburguer, hamburguer, filé de peixe, fritas, torta de maçã, sundae, Coca-Cola e suco de laranja.
  6. A primeira loja a ter sistema de drive thru no país foi a da avenida Juscelino Kubstichek, em São Paulo.
  7. O estande do McDonald’s na primeira edição do festival de música Rock in Rio, realizado em 1985, tinha 1.500 metros quadrados. A lanchonete bateu o recorde mundial de vendas em um dia ao comercializar 58.185 sanduíches.
  8. A carne do hambúrguer possui 16 milímetros de altura. As normas de qualidade da rede dizem que a forma correta de preparar o sorvete de casquinha, que tem 7,5 centímetros de altura, é dar 3,5 voltas com o produto, deixando um bico na ponta.
  9. As batatas fritas do restaurante são preparadas em óleo vegetal de algodão. A rede vende, no Brasil, cerca de 2,5 mil toneladas delas por mês.
  10. Em 2004, o norte-americano Morgan Spurlock lançou o documentário Super Size Me, em que mostrava a deterioração de sua saúde após passar um mês comendo apenas alimentos da rede McDonald’s. O cineasta começou a gravação com 84 quilos e acabou com 95. Seu nível de colesterol subiu 60 pontos. Pouco tempo depois, a lanchonete decidiu retirar do cardápio de todas as suas lojas os maiores tamanhos de bebida e de batatas fritas. Em contrapartida, as filiais australianas da rede resolveram se defender das acusações lançando uma campanha publicitária que se propunha a separar “a ficção dos fatos”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O sucesso dos “Food Tokers” e suas receitas em 1 minuto

O sucesso dos “Food Tokers” e suas receitas em 1 minuto

Sabe aquela história que o TikTok é uma plataforma só de dancinhas? Pode esquecer! Há muito conteúdo - mesmo em vídeos tão curtos. Receitas culinárias estão em alta. Elas ensinam o preparo de pratos em apenas 1 minuto - ou seja: um terço do tempo que você precisaria...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This