Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o macarrão instantâneo Miojo

24 de abril de 2019

1. O Dia do Mojo é comemorado em 25 de agosto. Foi nessa data, em 1958, que o empresário Momofuku Ando lançou o primeiro macarrão instantâneo do mundo: o Chicken Lámen.

2. Momofuku (1910-2007) nasceu em Taiwan, quando o país estava sob domínio japonês.

3. O miojo, como é chamado no Brasil, é um dos alimentos mais consumidos do mundo. São servidas mais de 100 bilhões de porções todos os anos.  O Brasil é o décimo maior consumidor, com 2,5 bilhões de porções.

4. Depois da derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por vários problemas no período de reconstrução, inclusive falta de alimentos. Momofuku desenvolveu no quintal de sua casa um alimento barato, gostoso e de fácil armazenamento. Foi assim que nasceu o macarrão instantâneo. “A paz está garantida quando não se está com fome”, dizia ele.

5. O macarrão fica pronto em 3 minutos com o acréscimo de água fervente.

6. Momofuku havia fundado a Nissin, uma pequena empresa familiar, em 1948.

7. O produto chegou ao Brasil em 1965. O primeiro produto lançado foi o Miojo Macamen feito pela empresa Miojo Alimentos.

8. Em 1970, numa viagem aos Estados Unidos, Momofuku observou um americano comendo o produto num copo de papel, com fios de macarrão menores. Daí veio a ideia do Cup Noodles, lançado no ano seguinte.

9. O macarrão instantâneo é considerado a maior invenção japonesa. Há até um museu dedicado à história do Cup Noodles em Osaka.

10. Em 2005, o macarrão instantâneo chegou ao espaço para alimentar o astronauta japonês Soichi Noguchi, a bordo do Discovery.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A batata frita Pringles foi lançada no mercado americano em 1968. Até 1986, o nome tinha um apóstrofo (Pringle's). Depois virou uma palavra só. A escolha do nome foi bastante curiosa. Fizeram uma pesquisa na lista telefônica de Cincinatti. Encontraram no subúrbio da...

Fritas embaladas com casca de batatas

Fritas embaladas com casca de batatas

Três estudantes de design de Milão, na Itália, desenvolveram embalagens para batatas fritas, feitas com as próprias cascas de batata descartadas, usando os resíduos de forma circular e formando um cone.  “As empresas de batatas fritas produzem muitos resíduos de casca...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This