1. O Dia do Mojo é comemorado em 25 de agosto. Foi nessa data, em 1958, que o empresário Momofuku Ando lançou o primeiro macarrão instantâneo do mundo: o Chicken Lámen.MIOJO

2. Momofuku (1910-2007) nasceu em Taiwan, quando o país estava sob domínio japonês.

3. O miojo, como é chamado no Brasil, é um dos alimentos mais consumidos do mundo. São servidas mais de 100 bilhões de porções todos os anos.  O Brasil é o décimo maior consumidor, com 2,5 bilhões de porções.

4. Depois da derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por vários problemas no período de reconstrução, inclusive falta de alimentos. Momofuku desenvolveu no quintal de sua casa um alimento barato, gostoso e de fácil armazenamento. Foi assim que nasceu o macarrão instantâneo. “A paz está garantida quando não se está com fome”, dizia ele.

5. O macarrão fica pronto em 3 minutos com o acréscimo de água fervente.

6. Momofuku havia fundado a Nissin, uma pequena empresa familiar, em 1948.

7. O produto chegou ao Brasil em 1965. O primeiro produto lançado foi o Miojo Macamen feito pela empresa Miojo Alimentos.

8. Em 1970, numa viagem aos Estados Unidos, Momofuku observou um americano comendo o produto num copo de papel, com fios de macarrão menores. Daí veio a ideia do Cup Noodles, lançado no ano seguinte.

9. O macarrão instantâneo é considerado a maior invenção japonesa. Há até um museu dedicado à história do Cup Noodles em Osaka.

10. Em 2005, o macarrão instantâneo chegou ao espaço para alimentar o astronauta japonês Soichi Noguchi, a bordo do Discovery.