1. Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Império Asteca, em 1518, encontraram prostitutas que mascavam um tipo de goma, descoberta centenas de anos antes pelos maias, no sul do México. Eles perceberam que o chicle – um líquido grosso e leitoso que saía de cortes feitos na árvore sapodilha e depois endurecia em forma de goma – era extremamente saboroso. CHICLETE
  2. Em 1993, porém, o pesquisador sueco Bangt Nordqvist publicou um artigo científico no qual afirmava que a goma de mascar havia surgido muito antes. Ele encontrou no sul de seu país três pedaços de resina de bétula mascados por dentes humanos perto de ossadas da época da Idade da Pedra. O produto continha zilitol, um desinfetante usado para limpeza dentária que ajudava os homens primitivos a manter a arcada protegida.
  3. Tanto isso é verdade que o primeiro chiclete foi patenteado no dia 28 de dezembro de 1869 pelo dentista americano William Semple. Usando a borracha como matéria-prima, ele produziu gomas para que seus pacientes exercitassem a mandíbula e estimulassem as gengivas. Ele existe até hoje sob o nome de Chiclets.
  4. Mas a grande revolução no antigo hábito de mascar foi encabeçada pelo fotógrafo Thomas Adams Jr. Ele descobriu que a goma servia como guloseima.
  5. O primeiro chiclete colorido foi cor-de-rosa.
  6. A maior bola soprada de chiclete foi feita em 1994 pela americana Susan Williams, da Califórnia. Medindo 58,4 cm de diâmetro, ela tinha o tamanho de um bola de vôlei.
  7. O mercado brasileiro gastou 730 milhões de reais em gomas de mascar em 2002.
  8. No mesmo ano, o mercado de balas produziu 467 mil toneladas de guloseimas, das quais 53 mil foram chicletes. Isso colocou o Brasil em segundo lugar na lista dos maiores produtores de confeitos do mundo.
  9. O que acontece se a gente engolir o chiclete? Os açúcares são digeridos normalmente, e a resina da goma é eliminada pelo trato digestivo. Aquela teoria de que demora 7 anos para o chiclete ser eliminado do corpo é lenda: isso leva apenas de um a dois dias. O maior risco de se engolir o chiclete, principalmente entre as crianças, é a pessoa engasgar.
  10. O chiclete é proibido em Singapura desde 1992. A medida foi tomada quando o novo metrô da cidade foi inaugurado, para poupar o trabalho das equipes de limpeza de retirar chicletes grudados em bancos, portas e corrimãos. Só são permitidos os chicletes terapêuticos, indicados por dentistas.

Leia também:
A história do Chiclete Adams
Os sabores esdrúxulos de chicletes
Do que é feito o chiclete?