Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Big Mac

24 de abril de 2019
  1. O sanduíche foi criado em 1967 pelo dono de uma franquia da lanchonete, o norte-americano Jim Delligatti. Em 1968, entrou oficialmente nos cardápios do McDonald’s.
  2. O Big Mac é o único item disponível em toda a rede. Ele possui o mesmo nome em todo o mundo, exceto pela versão indiana, que, feita com hambúrguer de frango, chama-se Chicken Maharaja Mac.
  3. O lanche possui 490 calorias, 25 gramas de gordura, 23 gramas de proteínas e 45 gramas de carboidratos. Ele pesa 204 gramas e tem 9,65 centímetros de diâmetro.
  4. Um Big Mac leva 103 segundos para ficar pronto. Entre 4 e 8 pessoas participam do processo de preparo, venda e entrega de um sanduíche.
  5. É o item do cardápio da rede mais vendido no Brasil. São comercializados em média 60 milhões de Big Macs por ano, ou 6.600 a cada hora, no país. Em 25 anos, todos esses lanches enfileirados corresponderiam a 57.000 quilômetros. Isso equivale a uma volta e meia ao redor da Terra.
  6. A primeira loja McDonald’s a produzir Big Macs no Brasil foi a da rua São José, no centro do Rio de Janeiro (RJ).
  7. O jingle “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim” foi lançado nos EUA em 1974, mas só começou a ser veiculado no Brasil em 1983. Todos os sete ingredientes são os mesmos desde a criação do sanduíche.
  8. A alface americana, conhecida nos EUA como “iceberg”, começou a ser produzida no país por causa do Big Mac. Outros tipos de verdura não combinaram com o sanduíche, e a rede de fast food deu início à plantação do gênero para atender à demanda.
  9. O Big Mac tem tanta importância ao redor do mundo que a revista The Economist lançou, em 1986, o Índice Big Mac, que se baseia no preço do sanduíche para estimar o poder da moeda de cada país.
  10. Em março de 2005, a imprensa divulgou que o McDonald’s pagou artistas de rap para colocar o Big Mac nas letras de suas músicas. A rede também prometeu pagar 5 dólares toda vez que uma rádio norte-americana tocasse uma música cuja letra tivesse o nome do sanduíche.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This