Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o beijo

24 de abril de 2019
  1. Em termos científicos, o beijo é descrito como justaposição anatômica dos dois músculos orbiculares da boca no estado de contração.
  2. A ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia.
  3. Filemafobia ou filematofobia é o termo usado para designar o medo de beijar.
  4. O escultor francês Auguste Rodin, de tantos delírios amorosos que viveu com Camille Claudel, imortalizou o beijo numa de suas mais famosas obras, “O Beijo”.
  5. A febre glandular se dissemina principalmente pela saliva. Por isso, ela é conhecida como doença do beijo prolongado.
  6. Em Seattle, Washington (EUA), foi fundada em 1998 uma Academia do Beijo. A psicóloga Cherie Byrd teve a ideia de criar a instituição na época em que estava saindo com um homem que não era muito especialista na arte de beijar. Nela, Byrd ensina a usar a “eletricidade do corpo” para melhorar o beijo.
  7. “Domingo Maldito”, um filme estrelando Peter Finch e Murray Head, estreou em 1971. Foi o primeiro a mostrar um beijo homossexual, que ocorreu entre os dois atores. Para a época, foi um escândalo.
  8. O parque Acquafan, em Riccione (Itália), promoveu em 2004 os Jogos do Dia Mundial do Beijo. Entre as diversas modalidades da competição, estava o beijo submerso.
  9. As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar. O aumento da taxa de oxigenação traz uma série de vantagens: os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça.
  10. O final da Segunda Guerra Mundial foi anunciado em 1945. Na comemoração, um soldado norte-americano beijou uma enfermeira no meio da rua. A foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada na revista “Life” e depois rodou o mundo. Muitos anos mais tarde, a enfermeira foi encontrada: seu nome é Edith Shain. Mas achar o soldado foi mais difícil. Ao contrário do que muitos pensam, não era um casal apaixonado. Na verdade, o soldado estava tão feliz que beijou todas as moças que viu pela frente, e Edith foi uma delas. Um canal de televisão promoveu diversos encontros de Edith com possíveis beijoqueiros, mas a enfermeira não reconheceu nenhum. Ela fazia apenas uma pergunta: o que eles haviam conversado depois do beijo? O reencontro aconteceu 50 anos depois, quando o militar aposentado Carl Muscarello se apresentou e respondeu sua questão corretamente.

Leia também:
10 primeiros beijos gays das telas
Beijos em outras línguas
O beijo em números
10 curiosidades sobre o beijo ao longo da História

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

A origem dos bolinhos madeleines

A origem dos bolinhos madeleines

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido", o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças. [yotuwp type="videos" id="7h9WokS7PoQ"...

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A batata frita Pringles foi lançada no mercado americano em 1968. Até 1986, o nome tinha um apóstrofo (Pringle's). Depois virou uma palavra só. A escolha do nome foi bastante curiosa. Fizeram uma pesquisa na lista telefônica de Cincinatti. Encontraram no subúrbio da...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This