1. Roberto Carlos perdeu um pedaço de sua perna direita esmagada por um trem. Era dia de São Pedro e ele subiu nos trilhos da estação de sua cidade para ver melhor o desfile da parada. O som das bandas impediu que ouvisse o barulho de uma locomotiva e a roda esmagou os ossos de seu pé e do começo da perna. O cantor falou sobre o acidente em uma canção que dizia: “Me lembro bem da festa, o apito/ e na multidão um grito/ o sangue no linho branco/ a paz de quem carregava nos seus braços quem chorava”. ROBERTO CARLOS
  2. Roberto Carlos e Erasmo Carlos se conheceram nos intervalos de aulas de datilografia. Erasmo estava no conjunto The Snakes. Roberto juntou-se a Tim Maia em Os Sputniks, que foram lançados por Carlos Imperial no programa Clube do Rock, da rádio Tupi. Tempos depois, o apresentador se transformou no empresário do rei.
  3. Depois de um show num subúrbio do Rio de Janeiro, Roberto Carlos deu um beijo surpresa em Wanderléa – o primeiro beijo dela. Os dois começaram um namorico, que durou alguns meses. O casal e o “tremendão” Erasmo passaram a formar a santíssima trindade do movimento musical que começou em 1964. A dupla Roberto e Erasmo era considerada uma versão tupiniquim da parceria Lennon & McCartney. Eles popularizaram expressões como “É brasa, mora?”, “bicho” e “carango”.
  4. Roberto Carlos assumiu o filho Rafael Carlos Torres Braga em 1991, que nasceu de um relacionamento com Maria Lucila Torres, uma fã mineira. O Rei virou vovô em 1997.
  5. O cantor compôs Debaixo dos caracóis dos seus cabelos para Caetano Veloso, quando este estava exilado em Londres, em 1971. Ele retribuiu a homenagem com Muito Romântico e Força Estranha.
  6. Certa vez, quando estava no aeroporto de cumbica a caminho de Los Angeles, nos Estados Unidos, Roberto Carlos deparou com um louva-deus machucado. O cantor fez questão de levar o inseto com ele no avião e pediu que um médico observasse o bichinho. ROBERTO CARLOS 2
  7. Na década de 90, Roberto homenageou todos os tipos de mulheres. Em 1992, lançou Mulher Pequena, um tributo às baixinhas e, no ano seguinte, foi a vez das mais cheinhas, com o hit Coisa Bonita. Em 1995, cantou “o sensual ar de executiva” em O Charme dos Seus Óculos e, um ano depois, premiou as mais experientes com Mulher de 40.
  8. A fé é um dos temas mais abordados nas composições do Rei. Entre elas, estão o clássico Jesus Cristo, de 1970, A Montanha, , Ele está para Chegar, Aleluia, Luz Divina e Nossa Senhora.
  9. O cantor admitiu em uma entrevista para a revista Veja, publicada em outubro de 2004, que sofre de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
  10. O especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo é tão tradicional quanto o peru na noite de Natal. O programa foi ao ar pela primeira vez em 1974. Em todos estes anos, só deixou de ser apresentado em 1999, em respeito à morte de Maria Rita, mulher do cantor.
  11. Em fevereiro de 2005, o cantor participou de um cruzeiro batizado Emoções Para Sempre Em Alto-Mar. O navio italiano Costa Victoria sediou o passeio de 3 dias, que contou com uma lista de passageiros formada por fãs anônimos e famosos do cantor. Entre eles estavam a atriz Glória Pires e o humorista Tom Cavalcanti. A passagem custou em média 3 mil reais por pessoa. Roberto realizou a bordo 3 shows. No encerramento do último, apareceu vestido de marinheiro. TOBERTO CARLOS 3