Quem criou o jogo da forca? O pesquisador britânico Owen Exie Urcum não deu muita bola para os textos de internet que dizem que as origens do jogo são desconhecidas. Pesquisou, pesquisou e descobriu as prováveis inventoras da brincadeira. As americanas Lucretia Peabody Hale e Margareth E. White criaram e descreveram jogos e brincadeiras para festas e eventos sociais numa série de matérias da famosa revista “Good Housekeeping”.

O jogo da forca apareceu pela primeira vez na edição de 26 de dezembro de 1885. Recebeu o nome de “Hanging” [enforcamento]. Elas teriam se inspirado em outras brincadeiras cuja dinâmica era descobrir letras para completar palavras (sem a forca), como o Jogo dos Provérbios e o Jogo Pássaros, Feras e Peixes [Birds, Beasts and Fishes], apresentado pela primeira vez em 1874.

As brincadeiras criadas por elas seriam compiladas depois no livro “Fagots for the Fireside – A collection of more than one hundred entertaining games for evenings at home and social parties”, de 1889.

Pouco se sabe sobre Margareth White. Já Lucretia Hale foi uma escritora infantil de sucesso e vinha de uma família tradicional de Massachusetts. Seu pai, Nathan Hale, é considerado o criador dos editoriais em jornais. Seu tio-avô, também Nathan Hale, foi um herói da guerra da independência americana e, ironia do destino, foi enforcado pelos britânicos.

Clique para ler a matéria que apresenta o jogo pela primeira vez na revista “Good Housekepping”:
Housekeepinghttps://reader.library.cornell.edu/docviewer/digital?id=hearth6417403_1296_005#page/5/mode/1up

Clique para ler “Fagots for the Fireside – A collection of more than one hundred entertaining games for evenings at home and social parties”: https://www.loc.gov/resource/gdcmassbookdig.fagotsforfiresid00hale/?st=gallery