Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Eu e os outros 7 bilhões de habitantes do planeta

31 de outubro de 2011

Obrigado a todos que se lembraram do meu aniversário! Obrigado de coração!  No ano que vem, teremos mais gente comemorando essa data.  Hoje é  a data de nascimento do habitante que representa a chegada aos 7 bilhões de pessoas na Terra. A data foi escolhida pela ONU como marco simbólico da virada populacional. Três países disputam o posto de pátria da 7.000.000.000ª criança: Rússia, Índia e Filipinas – lar de Danica May Camacho, que nasceu às 23h58 de domingo.
Para comemorar a existência de 7 bilhões de habitantes no planeta, o Fundo de População das Nações Unidas criou o site 7 Billion and Me, que coloca o usuário frente a dados de toda a população mundial a partir de características pessoais como data e local de nascimento, sexo e local de residência.

Preenchendo as lacunas do site, soube que, contando a partir do surgimento do primeiro Homo sapiens, 77.166.374.280 pessoas nasceram antes de mim. Na América Latina, já haviam nascido 5.604.807.672 humanos. No dia de meu nascimento, a Terra tinha 3.292.169.758 habitantes. Em 47 anos, o número é mais que o dobro. Um fato surpreendente é que neste período 916.982 espécies biológicas foram extintas.

Quando nasci, a população brasileira nem tinha atingido os 100 milhões. Éramos “apenas” 82.738.308, mas a maioria já vivia em zonas urbanas. Agora, o Brasil beira os 200 milhões de habitantes.
O objetivo da iniciativa da ONU é conscientizar os visitantes do site sobre a existência de tantos outros habitantes de um planeta que pode ser preservado – ou destruído – de acordo com pequenas escolhas individuais. Ah, a ferramenta não funciona para quem tem mais de 100 anos de idade.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Tá tudo dominado? Curiosos endereços de sites à venda

Tá tudo dominado? Curiosos endereços de sites à venda

Para criar um site genuinamente brasileiro, ou seja, que termine com o ".br", você precisa fazer um cadastro do endereço no Registro.br, que cuida de nossos endereços de internet  desde 1995. Três vezes por ano, o Registro.br divulga uma lista de endereços que serão...

Qual seria a sua idade em Marte ou em Vênus?

Qual seria a sua idade em Marte ou em Vênus?

“Nós celebramos aniversários todo ano. Por que não celebramos os nossos 1.000.000.000 de segundos de vida?”. Para fazer essa conta, existe o site  Nerdiversary,  que calcula seu tempo de vida de acordo com diversos sistemas de medida: anos venusianos, meses, anos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This