Obrigado a todos que se lembraram do meu aniversário! Obrigado de coração! No ano que vem, teremos mais gente comemorando essa data. Hoje é a data de nascimento do habitante que representa a chegada aos 7 bilhões de pessoas na Terra. A data foi escolhida pela ONU como marco simbólico da virada populacional. Três países disputam o posto de pátria da 7.000.000.000ª criança: Rússia, Índia e Filipinas – lar de Danica May Camacho, que nasceu às 23h58 de domingo.
Para comemorar a existência de 7 bilhões de habitantes no planeta, o Fundo de População das Nações Unidas criou o site 7 Billion and Me, que coloca o usuário frente a dados de toda a população mundial a partir de características pessoais como data e local de nascimento, sexo e local de residência.
Preenchendo as lacunas do site, soube que, contando a partir do surgimento do primeiro Homo sapiens, 77.166.374.280 pessoas nasceram antes de mim. Na América Latina, já haviam nascido 5.604.807.672 humanos. No dia de meu nascimento, a Terra tinha 3.292.169.758 habitantes. Em 47 anos, o número é mais que o dobro. Um fato surpreendente é que neste período 916.982 espécies biológicas foram extintas.
Quando nasci, a população brasileira nem tinha atingido os 100 milhões. Éramos “apenas” 82.738.308, mas a maioria já vivia em zonas urbanas. Agora, o Brasil beira os 200 milhões de habitantes.
O objetivo da iniciativa da ONU é conscientizar os visitantes do site sobre a existência de tantos outros habitantes de um planeta que pode ser preservado – ou destruído – de acordo com pequenas escolhas individuais. Ah, a ferramenta não funciona para quem tem mais de 100 anos de idade.