Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As Malvinas no dinheiro argentino e mapas que ilustraram outras cédulas

28 de agosto de 2015

No começo deste ano, o Banco Central da Argentina lançou uma nova cédula de 50 pesos com um verso bastante curioso. A nota traz o mapa das Ilhas Malvinas, arquipélago que já foi motivo de guerra entre argentinos e ingleses na década de 1980.  Os ingleses têm a posse do território desde 1833. “Em países que têm conflitos por territórios, como a Argentina, esse tipo de representação é uma forma de propagar a ideologia de um governo”, explica o geógrafo e professor Tiago José Berg, autor dos livros Hinos de Todos os Países do Mundo e Bandeiras de Todos os Países do Mundo. “Muitos países evitam representar temas polêmicos em seu dinheiro, como territórios em disputa, mas representam suas fronteiras atuais para que as pessoas conheçam o país de alguma maneira, como uma aula de Geografia”, completa.
17244105

17244104

Berg afirma ainda que o dinheiro é uma boa forma de propaganda. “Todos os países independentes ou que buscam a independência tendem a criar uma série de símbolos. Pode ser um hino, uma bandeira, a instituição de uma língua oficial, a demarcação de território e também o dinheiro. São marcas que deixam claro para a população local e para os demais países que aquela nação deve existir e ser considerada soberana pelo mundo inteiro”.  O Blog do Curioso selecionou cédulas de alguns países que trazem mapas, como no caso da Argentina:
Na Armênia, a nota de 50 drams traz a figura do famoso compositor armênio Aram Khachathurian e o Monte Ararat (local onde se acredita que a Arca de Noé tenha parado depois do dilúvio e local de extrema importância histórica para o povo armênio), embora a montanha esteja hoje no território da Turquia.
armenia1armenia2
Países que buscam sua independência, como é o caso da Somalilândia (que busca a independência da Somália), imprimem suas próprias notas na tentativa de convencer a sua população a adotar aquele dinheiro como válido e reivindicar o reconhecimento internacional como país independente. “No caso da Somália, o país está em ruínas desde a década de 1990, o que fez com que outras regiões, como a Somalilândia, criassem e organizassem seu próprio governo, com uma série de instituições e uma moeda local”, explica Tiago José Berg.
somalilandia1 somalilandia2
Cristóvão Colombo foi homenageado na colorida nota 1 dólar das Bahamas, já que as ilhas foram o primeiro ponto de parada nas Américas, em 1492, como informa também a cédula. No verso há a representação da frota de Colombo, além da rica fauna da ilha, com flamingos, iguanas e papagaios, há o mapa da nação.
cristovamcristovam2
A nota de 50 francos franceses, usada entre 1997 e 1999, trazia a imagem do aviador Antoine Marie Roger de Saint-Exupéry, autor do clássico infantil “O Pequeno Príncipe”, mostrando a localização da França na Europa. O verso traz a imagem do hidroavião Latécoére 28, construído em 1930 na França e usado pelo serviço aeropostal francês, que também faz parte do enredo do livro infantil.
pequenoprincipepequenoprincipe2
A nota de 1 lira do Chipre mostra o mapa da ilha no centro. O país é praticamente dividido ao meio por cipriotas gregos (ortodoxos) e cipriotas turcos (muçulmanos). Assim, o mapa é uma forma de tentar criar uma unidade nacional, tão importante que aparece também na bandeira.
chiprechipre2
No Brasil, há uma série de tentativas de se mostrar o território nacional por meio de mapas e pontos turísticos. O verso das notas de 100.000 réis, que circularam entre 1925 e 1936, traziam a imagem do Rio de Janeiro, a então capital federal.
brasil 2brasil1
A cédula de 500 cruzeiros (1972) estampou os tipos étnicos do Brasil na frente e as etapas de evolução do território nacional em seu verso.
brasil3brasil4
O verso das notas de 100.000 cruzeiros mostrava a transformação de Brasília, a nova capital do país. Já a nota de 10.000 cruzeiros fazia menção à Ruy Barbosa e seu discurso na Conferência da Paz em Haia (1899) com a imagem do mundo, recordando a projeção internacional do brasileiro.
brasil5 brasil6

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Um referendo é proposto quando os cidadãos devem decidir sobre um assunto importante para o futuro da nação. Tanto o plebiscito quanto o referendo são formas de o governo consultar a sociedade sobre um tema específico. No caso do referendo, os cidadãos respondem a uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This