Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Codinomes Presidenciais

24 de abril de 2019

 

Nos EUA, o Serviço Secreto tradicionalmente usa codinomes para designar presidentes e outras figuras importantes da política de Washington.

A lista de codinomes é elaborada pelo Serviço de Comunicações da Casa Branca, uma divisão do Exército dos EUA. De acordo com o protocolo, os codinomes dos membros da família protegida precisam começar todos com a mesma letra. Os nomes escolhidos também devem ser facilmente pronunciáveis e compreensíveis em transmissões de rádio. 

Barack Obama (desde 2008)

Barack Obama escolheu seu próprio codinome a partir de uma lista pré-estabelecida com vários nomes iniciados com “R”. A escolha de “Renegade” (Renegado) pode ter ligações com a sua plataforma política de ir contra o tradicional. Originalmente, a expressão espanhola “renegado” era usada para pessoas recém convertidas, que haviam “renegado” suas antigas tradições. A primeira-dama Michelle Obama tornou-se “Renaissance” (Renascença) e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, receberam, respectivamente, os codinomes “Rosebud” (Botão de Rosa) e “Radiance” (Esplendor). O vice-presidente Joe Biden  possui ascendência irlandesa, o que justifica a escolha do codinome “Celtic” (Celta) pelo Serviço Secreto. Já a esposa Jill Biden, cuja família é italiana, recebeu o codinome “Capri”. Um dos pré-candidatos democratas às eleições em 2008, John Kerry recebeu o codinome “Minuteman” (Homem-Minuto).

Durante os dois mandatos presidenciais, o texano George W. Bush foi chamado de “Trailblazer” (Pioneiro) pelos membros do Serviço Secreto. Sua mulher, a primeira-dama Laura Bush, recebeu o codinome “Tempo” (Ritmo). Já o vice-presidente Dick Cheney era chamado de “Angler” (Pescador), devido ao seu passatempo favorito.

Bill Clinton (1993 – 2001)

O democrata Bill Clinton tinha como codinome “Eagle” (Águia), a ave-símbolo dos EUA. Sua mulher, a senadora Hillary Clinton, era chamada de “Evergreen” (Sempre-Viva) e sua filha, Chelsea Clinton, de “Energy” (Energia). O codinome do vice-presidente Al Gore foi motivo de piada durante o mandato: dizia-se que a figura de Al Gore era tão entediante que seu condinome era “Al Gore”. Na verdade, o vice-presidente e ativista era chamado de “Sawhorse”, que é aquele cavalete de apoio para serrar madeira. Sua filha Karenna escolheu o apelido “Smurfette”.

George Bush (1989-1993) 

O primeiro Bush a ocupar a Casa Branca teve dois codinomes. O primeiro era “Sheepskin”, que significa literalmente “Pele de cordeiro”. O outro foi Timberwolf. A primeira-dama, Barbara Bush, foi chamada de “Snowbank” (Banco de Neve) e “Tranquility” (Tranquilidade).

Ronald Reagan (1981-1985/ 1985-1989) 

Ronald Reagan gostava de cultivar a imagem de caubói: seu codinome foi “Rawhide” (Couro Cru). Sua esposa, Nancy Reagan, recebeu o codinome “Rainbow” (Arco-Íris).

Jimmy Carter (1977-1981)

Antes de se tornar presidente, Jimmy Carter foi diácono e professor dominical. Então, enquanto ocupou a Casa Branca, foi designado pelo codinome “Deacon” (Diácono). A primeira-dama Rosalynn Carter, muito ativa politicamente, recebeu o codinome “Dancer” (Dançarina). Seus filhos, Amy, Chip, Jack e Jeff, eram chamados respectivamente de “Dynamo” (Dínamo), “Diamond” (Diamante), “Derby” (Chapéu-Coco) e “Deckhand” (Marujo).

Gerald Ford (1974-1977) 

Gerald Ford assumiu a presidência após a renúncia de Richard Nixon, cujo mandato foi abalado pelo escândalo de Watergate. O codinome de Ford era “Passkey” (Chave-Mestra).

Richard Nixon (1969 – 1974)

O republicano Richard Nixon recebeu o codinome “Searchlight” (Holofote). Ameaçado de impeachment devido ao escândalo de Watergate, Richard Nixon renunciou em 9 de agosto de 1974. A primeira-dama, Pat Nixon, era chamada de “Starlight” (Luz Estelar) pelo Serviço Secreto.

John F. Kennedy (1961-1963)

O Serviço Secreto deu ao jovem John Fitzgerald Kennedy o codinome “Lancer” (Lanceiro ou uma alusão ao personagem Lancelot, célebre cavaleiro do Rei Arthur). Jacqueline Kennedy era conhecida como “Lace” (Laço) e a filha do casal, Caroline Kennedy, “Lyric” (Lírica).  

Dwight Eisenhower (1953-1961)

Dwight Eisenhower recebeu dois codinomes durante a sua presidência: “Scorecard” (expressão derivada do golfe, seu esporte favorito) e “Providence” (Providência). Já a primeira-dama Mamie Eisenhower era chamada de “Springtime” (Primavera) pelos agentes do Serviço Secreto.

Harry Truman (1945–1953)

Presidente durante o final da Segunda Guerra Mundial, Harry Truman recebeu o codinome de “General”.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Curiosidades sobre 10 políticos brasileiros

Curiosidades sobre 10 políticos brasileiros

1. Aécio Neves Aécio não é o primeiro político da família. Ele é filho do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha e neto de Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito no Brasil depois da Ditadura Militar. Foi...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This