CODINOME DE PRESIDENTES DOS EUA

Nos EUA, o Serviço Secreto tradicionalmente usa codinomes para designar presidentes e outras figuras importantes da política de Washington.

A lista de codinomes é elaborada pelo Serviço de Comunicações da Casa Branca, uma divisão do Exército dos EUA. De acordo com o protocolo, os codinomes dos membros da família protegida precisam começar todos com a mesma letra. Os nomes escolhidos também devem ser facilmente pronunciáveis e compreensíveis em transmissões de rádio. 

Barack Obama (2008 – 2016)

Barack Obama escolheu seu próprio codinome a partir de uma lista pré-estabelecida com vários nomes iniciados com “R”. A escolha de “Renegade” (Renegado) pode ter ligações com a sua plataforma política de ir contra o tradicional. Originalmente, a expressão espanhola “renegado” era usada para pessoas recém convertidas, que haviam “renegado” suas antigas tradições. A primeira-dama Michelle Obama tornou-se “Renaissance” (Renascença) e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, receberam, respectivamente, os codinomes “Rosebud” (Botão de Rosa) e “Radiance” (Esplendor). O vice-presidente Joe Biden  possui ascendência irlandesa, o que justifica a escolha do codinome “Celtic” (Celta) pelo Serviço Secreto. Já a esposa Jill Biden, cuja família é italiana, recebeu o codinome “Capri”. Um dos pré-candidatos democratas às eleições em 2008, John Kerry recebeu o codinome “Minuteman” (Homem-Minuto).

George W. Bush (2000 – 2008) 

Durante os dois mandatos presidenciais, o texano George W. Bush  foi chamado de “Trailblazer” (Pioneiro) pelos membros do Serviço Secreto. Sua mulher, a primeira-dama Laura Bush, recebeu o codinome “Tempo” (Ritmo). Já o vice-presidente Dick Cheney era chamado de “Angler” (Pescador), devido ao seu passatempo favorito.

Bill Clinton (1993 – 2001)

O democrata Bill Clinton tinha como codinome “Eagle” (Águia), a ave-símbolo dos EUA. Sua mulher, a senadora Hillary Clinton, era chamada de “Evergreen” (Sempre-Viva) e sua filha, Chelsea Clinton, de “Energy” (Energia). O codinome do vice-presidente Al Gore foi motivo de piada durante o mandato: dizia-se que a figura de Al Gore era tão entediante que seu condinome era “Al Gore”. Na verdade, o vice-presidente e ativista era chamado de “Sawhorse”, que é aquele cavalete de apoio para serrar madeira. Sua filha Karenna escolheu o apelido “Smurfette”.

George Bush (1989-1993) 

O primeiro Bush a ocupar a Casa Branca teve dois codinomes. O primeiro era “Sheepskin”, que significa literalmente “Pele de cordeiro”. O outro foi Timberwolf. A primeira-dama, Barbara Bush, foi chamada de “Snowbank” (Banco de Neve) e “Tranquility” (Tranquilidade).

Ronald Regan (1981-1985/ 1985-1989) 

Ronald Reagan gostava de cultivar a imagem de caubói: seu codinome foi “Rawhide” (Couro Cru). Sua esposa, Nancy Reagan, recebeu o codinome “Rainbow” (Arco-Íris).

Jimmy Carter (1977-1981)

Antes de se tornar presidente, Jimmy Carter foi diácono e professor dominical. Então, enquanto ocupou a Casa Branca, foi designado pelo codinome “Deacon” (Diácono). A primeira-dama Rosalynn Carter, muito ativa politicamente, recebeu o codinome “Dancer” (Dançarina). Seus filhos, Amy, Chip, Jack e Jeff, eram chamados respectivamente de “Dynamo” (Dínamo), “Diamond” (Diamante), “Derby” (Chapéu-Coco) e “Deckhand” (Marujo).

Gerald Ford (1974-1977) 

Gerald Ford assumiu a presidência após a renúncia de Richard Nixon, cujo mandato foi abalado pelo escândalo de Watergate. O codinome de Ford era “Passkey” (Chave-Mestra).

Richard Nixon (1969 – 1974)

O republicano

codinome de Ford era “Passkey” (Chave-Mestra). Richard Nixon  recebeu o codinome “Searchlight” (Holofote). Ameaçado de impeachment devido ao escândalo de Watergate, Richard Nixon renunciou em 9 de agosto de 1974. A primeira-dama, Pat Nixon, era chamada de “Starlight” (Luz Estelar) pelo Serviço Secreto.

John F. Kennedy (1961 – 1963)

O Serviço Secreto deu ao jovem John Fritzgerald Kennedy o codinome “Lancer” (Lanceiro ou uma alusão ao personagem Lancelot, célebre cavaleiro do Rei Arthur). Jacqueline Kennedy era conhecida como “Lace” (Laço) e a filha do casal, Caroline Kennedy, “Lyric” (Lírica).  

Dwight Eisenhower (1953-1961)

Dwight Eisenhower recebeu dois codinomes durante a sua presidência: “Scorecard” (expressão derivada do golfe, seu esporte favorito) e “Providence” (Providência). Já a primeira-dama Mamie Eisenhower era chamada de “Springtime” (Primavera) pelos agentes do Serviço Secreto.

Harry Truman (1945–1953)

Presidente durante o final da Segunda Guerra Mundial, Harry Truman recebeu o codinome de “General”.