Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A vida é uma caixinha de surpresas

22 de julho de 2008

Quem é louco por futebol aprendeu a admirar Luiz Fernando Bindi. Foi um dos caras mais apaixonados por futebol que conheci. Bindi faleceu no meio da tarde de hoje, vítima de um ataque de coração. Coração palmeirense, como ele gostava de dizer.

Há quatro anos, Bindi foi entrevistado por mim pela primeira vez na Rádio Bandeirantes para falar do site que tinha acabado de criar: www.distintivos.com.br

Ele exibia, com orgulho, os álbuns com os escudinhos que vinha guardando desde a infância. Contou a história do dia em que um avião caiu perto de sua casa e ele ligou desesperado para a mãe. Primeiro para saber se ela estava bem, e depois para se certificar de que a coleção estava salva. Tinha cerca de 50 mil distintivos, 25 129 deles postados num site que virou referência mundial.

Numa nova participação no programa “Fanáticos por Futebol”, na Rádio Bandeirantes, eu o convidei para fazer um quadro no programa. Criamos os quadros “Desafio a Luiz Fernando Bindi” e “Futebol é uma Caixinha de Surpresas”. Em todas as suas participações, ele dava aulas de conhecimento. Não só de futebol, mas de geografia e história, duas outras paixões. Bindi tinha a mania de telefonar para embaixadas e consulados para saber as pronúncias corretas dos nomes dos jogadores de qualquer lugar do mundo.

Num e-mail que me enviou há coisa de dois ou três meses, Bindi, geógrafo de formação, me contou que nunca esteve tão feliz. Um sonho atrás do outro vinha se realizando.

Lançou no ano passado o livro “Futebol é uma Caixinha de Surpresas” pela Panda Books. E já estava terminando o segundo, com histórias curiosas de 200 escudos.

Há dois anos, comentou um jogo do Juventus, sua segunda paixão, no microfone da Bandeirantes. A partida foi na Rua Javari, ali na Mooca, bairro em que Bindi nasceu e sempre morou. Além de manter seu próprio blog, escrevia para o site “Trivela”, era colunista do blog de Vitor Birner, da CBN, e participava do programa Beting & Beting, na BandSports. Comentava jogos pela 105 FM. Teve a honra de comentar Palmeiras 5 x Ponte Preta, partida que deu o título de campeão paulista ao Verdão.

Quem também está de luto é a turma dos “Jogos Perdidos”, grupo de amigos que se reúne para ver jogos aparentemente sem qualquer importância. Bindi era figura cativa. Bindi não ia sozinho a esses jogos, não. Era sempre acompanhado pela mulher, Eliana Gonçalves Bindi, apaixonada pelas loucuras do marido. Ia sem problemas a São Vicente ou Indaiatuba para ver jogos da quarta, quinta divisão. Bindi repetia sempre: “Assisto a todos os jogos que consigo, da Premier League até a 4ª divisão da Itália, passando por futebol do interior de São Paulo e do interior da Indonésia”.

Ao perder amigos como o Bindi é que a gente se dá conta de que a vida também é uma caixinha de surpresas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Criador do Cubo Mágico lança livro de memórias

Criador do Cubo Mágico lança livro de memórias

Acaba de ser lançado nos Estados Unidos  “Cubed - The Puzzle of Us All”, livro de memórias do professor de arquitetura húngaro Erno Rubik, que criou o famoso Cubo Mágico - e, por isso, também chamado Cubo de Rubik. Quando inventou o brinquedo, em 1974, Rubik não tinha...

11 Comentários

11 Comentários

  1. Eduardo Borsari

    É com grande pesar que recebi essa notícia…Não tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente, mas como apaixonado por distintivos de futebol, o conheci através do site dele, e a partir daí, nos tornamos bons “amigos de MSN”. Sempre solícito, Bindi era uma referência para loucos por futebol…aliás, inspirado no seu jeitão eu criei meu blog, porque me identificava com esse jeitão de saber tudo sobre os campos pelos quatro cantos do planeta.
    Vai com Deus Bindi, com certeza a Terra está mais triste, mas o céu, esse está muito mais feliz.

    Responder
  2. Carlos Patricio

    Puxa, Marcelo! que notícia essa, meu! Que coisa chata. Estou muito surpreso e chocado com o falecimento do Bindi. Não perdia Fanáticos por Futebol de segunda, qdo ele mandava aquelas histórias maravilhosas sobre distintivos e clubes perdidos pelo mundo a fora. Os verdadeiros fãs de futebol estão de luto pelo passamento deste grande estudioso do assunto. Um abraço e meus sentimentos a amigos e familiares.

    Responder
  3. Antonio Mier

    A vida costuma pregar peças nas pessoas…umas alegres e outras tão tristes e inesperadas. O Luiz Fernando Bindi vai desfalcar o “elenco” dos ouvintes “fiéis” – apesar dele ter sido palmeirense “verde” – da programação esportiva da rádio Bandeirantes, que “duelavam” com e-mails criativos e bem humorados.
    Para ele o “jogo da vida” acabou no primeiro tempo. Não teve direito a acréscimos ou prorrogação. Foi derrotado na morte súbita.
    Vá em paz meu amigo.

    Responder
  4. Eduardo

    Triste notícia, o Bindi era o Zaidan dos distintivos, impressionante o que ele sabia sobre o assunto. Uma perda irreparável!

    Responder
  5. José Renato

    Caro Marcelo, vc sem dúvida ajudou muito para que estes sonhos se tornam-se realidade…o Bindi realmente era digno disso tudo…um abraço

    Responder
  6. Marko Alves

    Marcelo,
    Fiquei extremamente surpreso hoje pela manhã quando ouvi a noticia pela rádio bandeirantes…..demorei a acreditar; pois ouço quase todas as noites seu programa fanaticos por futebol e não perdia um desafio ao Bindi, onde aprendi muito sobre futebol e também geografia….
    Apesar de não conhecer o Bindi pessoalmente ainda dá a sensação de ter perdido o amigo devido a proximidade que o rádio através de seu programa proporcionava.
    Com certeza o Bindi está descansando agora, pois em sua busca pela informação para suprir a todos nós sempre foi incansável.
    Que DEUS o abrigue e conforte sua família.

    Responder
  7. Maris

    Oi, Marcelo.
    Que tristeza perder o Bindi… Quero acreditar q ele cumpriu – e muito bem – o circuito aqui de baixo. Estamos aqui pra aprender e apreender para melhorar como pessoas. Ele já fez isso.
    Nós ainda temos q melhorar…
    Beijo e fique na paz!

    Responder
  8. Marcelo de Senna(Sen

    Oi Grande Amigo “Rei das Curiosidades” Marcelo Duarte:
    Tudo em cima com você,grande camarada e incentivador?
    Os meus Grandes Momentos que tive com querido “saudoso” Luiz Fernando Bindi.
    Ele colaborou muito no meu Blog ARTE DA BOLA “UMA GOLEADA COM ARTE!!!”. ao me enviar Áudios até os escudos dos Distintivos.com.br para colocar no quadro da “Galeria de Uniformes Arte da Bola”.
    Até que chegamos a nos encontrar pela 1ª vez foi no ano de 2006 com a I Festa do Miltistas que eu estive presente com ele e o Milton Neves lá no Bar e Restaurante “3º Tempo” e até sentou na minha mesa e trocamos papos por mais de 1 Hora e tudo mais e trocamos cartões de visitas e fora ligações de Celular,E-Mails,torpedos no Orkut e tudo mais…!!!
    E até me convidou para o Lançamento do Livro “Futebol e uma Caixinha de Surpresas” lá na Livraria Saraiva Mega Store no Shopping Eldorado!
    E você esteve junto na Festa!
    Onde conheci mais de perto a Familia Bindi.
    Até respondeu o meu “Desafio” na Rádio Bandeirantes AM/SP e tenho gravado em Fita Cassete ele respondendo a minha pergunta sobre os Times de Futebol da Sérvia e Montenegro no “Fanáticos” do “Rei das Curiosidades” Marcelo Duarte!
    E pra terminar,o Luiz Fernando Bindi eu tive o último contato foi nesta Segunda-Feira(21/JUL),ele me deixou um torpedo no meu Orkut:
    “Me deixando os Grandes Votos de Boa Sorte na nova empreitada!!!”.
    Pois Ontem(22/JUL),estréiou na Rádio Nova Guaçu FM 102,5 de Mogi Guaçu(www.radionovaguacu.com.br)um programa esportivo chamado “Tocando de Letra” com a Apresentação do Jornalista Esportivo Palma Júnior e neste programa eu tenho um espaço como Comentárista Esportivo onde opino sobre várias coisas e faço de tudo um pouco do meu trabalho e tudo mais!
    E até Ontem antes de chamar a minha presença no programa com o meu quadro,ele falou do nosso contato e outros grandes nomes da mídia esportiva do Brasil!
    Se não conseguir falar com você os meus Grandes Votos de Boa Sorte
    lá nas Olímpiadas em Pequim/China!
    Abraços,Curiosidades e muitos GOLS pra todos!!!
    GOLS em Luto pra Família do Super Bindi!

    Responder
  9. Leonardo

    É uma perda sem tamanho.
    Rogo a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos nesse momento tão difícil!

    Responder
  10. Denise Abreu

    Tenho apenas 16 anos
    mas nesse meio tempo aprendi a admirar o inesquecivel Bindi
    desde 2006
    aconpanhava ele no fanaticos
    ele era fantastico e incansavel de procurar as mais incriveis explicaçoes para curiosidades
    q cada um de nos nao imaginariamos desvendar
    ficam as saudades desse profissional talentoso q ficara pra sempre em nossos pensamentos
    DENISE
    ITAQUERA

    Responder
  11. Alexandre Degan

    Marcelo…
    Venho aqui na condiçõa de amigo de muitos anos do BIndi, quase 20 anos de amizade, p/ agradecer toda a força q vc deu p/ q ele realizasse parte dos seus sonhos…
    Infelizmente se foi muito cedo, mas certamente estará sempre conosco…
    Não vamos deixar q se esqueçam dele e da sua obra, pequena talvez, mas brilhante e eterna… como ele.
    Abraço

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This