Com a onda de manifestações que se alastra pelo país, uma figura tem mostrado sua cara nas redes sociais. Trata-se de Guy Fawkes, mais conhecido como “V” de Vingança. A responsável pela disseminação do símbolo aqui no país é a comunidade online Anonymous Brasil, formada por jovens que intencionam coordenar movimentos de protesto contra a ação dos governantes, quando estes ferem os direitos dos cidadãos.

A justificativa do grupo para o uso da máscara de Guy Fawkes é a de que ele seria um símbolo do anarquismo, por ser um dos únicos civis na história a chegar perto de derrubar um governo insatisfatório. Até aí, tudo certo. O que muitos não sabem – ou apenas não divulgam – é que o revolucionário Guy Fawkes não era tão bem intencionado. Com o plano de explodir o prédio do Parlamento Inglês no século 17, Fawkes pretendia derrubar o governo vigente para instalar uma teocracia em seu lugar. Ele era um militante da Igreja Católica na Espanha que queria acabar com a reforma protestante inglesa, colocando o poder de volta nas mãos do catolicismo.

O Blog do Curioso encontrou no site Cracked outros símbolos historicamente mal interpretados. Conheça três deles:

Cruz invertida
CRUZ INVERTIDA
Bandas de heavy metal e adeptos do satanismo – doutrina que prega a extinção do cristianismo – costumam usar o símbolo para representar justamente sua aversão à religião cristã. A cruz invertida seria o oposto da cruz tradicional. Basta vasculhar um livro de história geral, no entanto, para constatar que a cruz invertida é a marca registrada de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica. São Pedro, assim como Jesus, também foi condenado à morte pela crucificação. Não se considerando digno de sofrer a mesma morte que Cristo, ele pediu que fosse preso a uma cruz invertida. Daí a origem do símbolo.

Suástica
SUÁSTICA
Originalmente, o símbolo hoje associado ao nazismo é uma adaptação da escritura em sânscrito para “objeto da sorte”. Usado desde 4.000 a.C., a cruz equilateral era associada a energia positiva, saúde e felicidade. Hitler tomou o símbolo emprestado durante sua campanha nazista com a esperança de que fosse lhe trazer sorte.

Pentagrama invertido
PENTAGRAMA
A estrela de cinco pontas invertida, assim como a cruz invertida, também é usada por grupos que pregam o satanismo. Mais uma vez, a escolha do símbolo é um tanto equivocada. Criado por volta de 3000 a.C., a origem do pentagrama não tem nada a ver com religião. Na verdade, trata-se de um dos mais antigos símbolos pagãos. Isso mesmo: pagão. Cada ponta da estrela representa um desses cinco elementos: fogo, água, terra, madeira e metal. Expressa, desse jeito, a união dos desiguais.