Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Uma homenagem a 10 pioneiras: descubra quem foi a primeira mulher a…

7 de março de 2014

Uma pequena homenagem do Blog do Curioso para o Dia Internacional da Mulher, que será comemorado amanhã, 8 de março. Quem foi a primeira mulher a…

realizar um voo sozinha no Brasil? Anésia Pinheiro Machado.

As vanguardistas da aviação brasileira | Aeroflap


Isso aconteceu em 17 de março de 1922, quando Anésia tinha 17 anos. A paulista de Itapetininga coleciona uma série de outros feitos: foi a primeira aviadora a conduzir passageiros no Brasil; a primeira brasileira a realizar voo acrobático; a primeira aviadora a realizar um voo transcontinental ligando as três Américas (de Nova York ao Rio de Janeiro, pela costa do Pacífico); e a primeira a voar num monomotor pelo passo do Aconcágua, nos Andes.

…ser reconhecida como árbitro de futebol? Léa de Campos.

Natural de Minas Gerais, Assaléa Campos cursou durante oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA. A CBF, no auge da Ditadura Militar, não permitia esse tipo de habilitação para mulheres, o que fez com que Léa tivesse de recorrer diretamente ao então presidente Médici.

…apresentar e produzir um talk show? Oprah Winfrey.

5 lições de vida de Oprah Winfrey | CLAUDIA


O Oprah Winfrey Show entrou no ar em 1985. Ao estrear no Brasil, em 2005, já era exibido em 110 países. Oprah saiu da extrema pobreza – quando criança, sua família não tinha recursos para comprar um par de sapatos – para se tornar a primeira negra bilionária da história. Com um patrimônio acumulado de cerca de três bilhões de dólares, Oprah é a mulher negra mais rica dos Estados Unidos.

…ter um livro premiado pela Academia Brasileira de Letras? Cecília Meireles.

A última entrevista de Cecília Meireles | Revista Bula

Professora de formação, a poetisa criou a primeira biblioteca infantil do país em 1934. Fazia parte do Centro Infantil, projeto de direção de Cecília Meireles que atuou durante quatro anos no bairro carioca de Botafogo. Antes disso, entre 1930 e 1933, assinou uma coluna sobre educação no jornal carioca Diário de Notícias. Em 1939, venceu o Prêmio de Poesia Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras, por sua obra A Viagem.

…vencer o Oscar de Melhor Direção? Kathryn Bigelow

Só em 2010, a já octogenária premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou uma mulher na categoria Melhor Direção. Guerra ao Terror, filme de orçamento modesto de Kathryn Bigelow, desbancou a superprodução Avatar, de James Cameron inclusive no prêmio de Melhor Filme. A primeira mulher a ser indicada para o Oscar de Melhor Direção foi a italiana Lina Wertmuller (Pasqualino Sete Belezas), em 1976.

… ingressar para a Academia Brasileira de Letras? Rachel de Queiroz.

Por que Rachel de Queiroz foi uma escritora pioneira - Blog da TAG

 

Ela foi eleita em 4 de agosto de 1977 e tomou posse em 4 de novembro do mesmo ano. No discurso de posse, declarou: “Não entrei para a ABL por ser mulher. Entrei porque, independentemente disso, tenho uma obra”. Rachel de Queiroz escreveu o livro O Quinze, sua obra-prima, escondida dos pais, na adolescência. Ela tinha problemas pulmonares e a mãe mandava que fosse dormir cedo. Quando todos da casa já haviam deitado, Rachel ia para a sala com o caderno do colégio e um lápis.

…chegar ao topo do Everest? Junko Tabei.

Obituary: Junko Tabei, the First Woman to Summit Everest (1939-2016) | Outside Online

A japonesa tinha 35 anos quando alcançou o topo da maior montanha do mundo, na manhã do dia 16 de maio de 1975. Antes disso, ela já havia se destacado no meio, ao fundar o Clube das Mulheres Montanhistas do Japão. Mais tarde, contribuiu para a pesquisa na área, estudando maneiras de contornar o problema do lixo no Everest. E em 1992, conseguiu mais um feito: tornou-se a primeira mulher a chegar ao ponto mais alto de todos os continentes.

…integrar uma delegação olímpica brasileira? Maria Lenk.

Maria Lenk vai as Olimpíadas. O nome dessa moça de maiô é Maria Lenk… | by Ó que coisa, essa menina! | Medium

 

A nadadora foi a primeira mulher brasileira que participou de uma edição das Olimpíadas, em Los Angeles, 1932. Com 17 anos na época, ela era a única mulher da delegação, que contava ainda com 66 homens. Mais que a primeira brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos. Foi também a primeira mulher a adotar o estilo borboleta nas Olimpíadas de Berlim, na Alemanha, em 1936.

…se destacar na indústria de automóveis? Mary Anderson

As mulheres que marcaram o mundo automobilístico | Revista Carro


A norte-americana vivia reclamando que os motoristas dos bondes paravam muito para remover a neve que se acumulava no vidro do veículo. Em 1903, resolveu fazer algo a respeito. Inventou uma haste com um rodo que batizou de limpador de pára-brisa. O acessório fez Mary entrar para a história como a primeira mulher a desenvolver um dispositivo para automóveis. Três anos depois, sua invenção já estava no primeiro carro movido à gasolina, o Ford I, criado por Henry Ford.

…se tornar compositora no Brasil? Chiquinha Gonzaga.


Quando Francisca Edwiges Neves Gonzaga se viu obrigada a escolher entre o marido e o piano, não teve dúvidas: “Fico com o piano, porque eu não posso viver sem harmonia”. Ela produziu cerca de duas mil músicas. A mais conhecida é “Ó abre alas”, de 1899, considerada a nossa primeira marcha carnavalesca. Chiquinha Gonzaga lutou durante sua vida pelos direitos autorais de sua música. Na sociedade machista da época, muitos não acreditavam que era ela quem fazia suas músicas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

2 Comentários

2 Comentários

  1. antonia de maria

    Não poder votar, não poder usar uma saia curta, não poder sair sozinha de casa ou não poder estudar só por ser uma mulher. A conquista da mulher pela igualdade sempre existiu ao longo da humanidade e só podemos nos sentir lisonjeadas por sermos representadas por essas mulheres e nos inspirarmos no seu exemplo.

    Responder
  2. Anônimo

    Excelente exposição de fatos e feitos. Parabéns.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This