Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

José Bonifácio (1763-1838)

24 de abril de 2019

 

  • Entrou para a história como O Patriarca da Independência.
  • Com a proclamação da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado primeiro ministro. Seus 2 irmãos também conseguiram altos cargos. Antônio Carlos se elegeu deputado e Martim Francisco ocupou o cargo de ministro da Fazenda.
  • José Bonifácio entrou em choque com d. Pedro ao criticar a presença de oficiais portugueses no Exército brasileiro e no Gabinete.
  • Em 12 novembro de 1823, d. Pedro I dissolveu a Assembléia Constituinte e mandou prender José Bonifácio, que foi deportado para a França junto com os irmãos, os aliados políticos e os deputados. Ele só pode voltar em 1829. Mas, ao abdicar em 1831, o imperador nomeou José Bonifácio tutor de d. Pedro II. Ele foi destituído do cargo 2 anos depois.
  • José Bonifácio é considerado um dos primeiros ecologistas brasileiros. Em 1789, ele entrou para a Academia de Ciências de Lisboa, onde defendeu o trabalho Memória sobre a pesca de baleias e extração de seu azeite.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This