Por que os vikings usavam capacetes com chifres?

7 de setembro de 2012

A pergunta surgiu no último Você é Curioso?, e a resposta certamente é inusitada. Eles não usavam esse adereço. Apesar de o capacete com chifres laterais ser bem famoso e característico, ele não passa de lenda. Quem explicou isso foi o nosso especialista do mês, Johnni Langer, professor de História Medieval da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que coordena o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos. “Essa imagem foi criada por artistas do século XIX, e não tem nenhum respaldo histórico”, esclarece o professor. Os vikings até usavam capacetes, mas todos os encontrados eram lisos, sem nenhum adorno ou protuberância.

Aprendendo alguma coisa toda semana: Vikings não usavam capacetes ...

Os vikings eram navegadores e construtores de embarcações, que partiram da Escandinávia no ano de 800 em busca de novas terras. Eles tinham uma cultura bem diferente da nossa. Um exemplo: acreditavam que existia um lugar, apelidado de Valhala, onde os heróis podiam morrer lutando durante o dia, que voltariam a viver à noite.
Um dos vikings mais famosos da história foi o soberano Harold Bluetooth, que, no século 10, unificou a Dinamarca, a Suécia e a Noruega em um só reino. Ele acabou morto em uma batalha contra o exército de seu filho Sweyn, que o sucedeu no trono. Reconheceu o nome do herói? Não é coincidência: foi em homenagem a ele mesmo que o chip “Bluetooth”, transmissor e receptor de rádio em miniatura criado para os aparelhos de comunicação sem fio, foi batizado.

Leia também: Curiosidades sobre vikings

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

5 Comentários

5 Comentários

  1. carlinhos

    Muito legal mesmo. Valeu. E eu que pensava que os chifres eram….kkkkk

    Responder
  2. pietra

    Essas informações foram bem úteis para meu trabalho de história muito obgdo!!!!

    Responder
  3. leticia

    Eu gostaria de saber qual era o acessório que os vikings usavam que não haviam sido eles que criaram

    Responder
  4. Danilo Gigliotti

    Então nunca existiram chapéus com chifres? é tudo lenda? ou algum outro povo já usou chapéus assim?

    Responder
  5. Carlos

    Eles começaram a usar como o menagem a ragnar hardlock pois foi o rei mais guanpudo que tiveram.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *