Cangaceiro
A palavra cangaceiro vem de canga, nome dado à peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro. O movimento ficou assim conhecido porque seus integrantes carregavam suas armas passadas pelo pescoço e ombros, como o gado no arado. Na verdade, existem duas formas cangaço. A primeira era sustentada pelos proprietários de terras e políticos como uma espécie de ?exército? de defesa. Estes homens, armados, residiam na fazenda de seus chefes. A segunda forma, por sua vez, surgida no final do século XIX, consistia em grupo de homens armados que viviam errando pelo sertão. Tinham um líder e não se ligavam a partidos ou donos de propriedades, apesar de receber, em alguns casos, ajuda deles. Os membros deste tipo de cangaço eram constantemente perseguidos pela polícia.
Coronel
Nome dado aos grandes proprietários de terras e às autoridades político-econômicas da região.
Coiteiro
O termo deriva da palavra coito, que quer dizer abrigo. Indivíduo que dava proteção aos cangaceiros. Geralmente, auxilia provendo alimentos, teto e informações.
Volantes
Milícia oficial responsável por perseguir e aprisionar os cangaceiros. Alguns civis contratados pelo governo também acabavam virando volantes.
Cachimbos
Sujeitos que perseguiam o bando de cangaceiros em busca de vingança pessoal.