Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Personagens do cangaço

24 de abril de 2019

 

Cangaceiro
A palavra cangaceiro vem de canga, nome dado à peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro. O movimento ficou assim conhecido porque seus integrantes carregavam suas armas passadas pelo pescoço e ombros, como o gado no arado. Na verdade, existem duas formas cangaço. A primeira era sustentada pelos proprietários de terras e políticos como uma espécie de ?exército? de defesa. Estes homens, armados, residiam na fazenda de seus chefes. A segunda forma, por sua vez, surgida no final do século XIX, consistia em grupo de homens armados que viviam errando pelo sertão. Tinham um líder e não se ligavam a partidos ou donos de propriedades, apesar de receber, em alguns casos, ajuda deles. Os membros deste tipo de cangaço eram constantemente perseguidos pela polícia.

Coronel
Nome dado aos grandes proprietários de terras e às autoridades político-econômicas da região.

Coiteiro
O termo deriva da palavra coito, que quer dizer abrigo. Indivíduo que dava proteção aos cangaceiros. Geralmente, auxilia provendo alimentos, teto e informações.

Volantes
Milícia oficial responsável por perseguir e aprisionar os cangaceiros. Alguns civis contratados pelo governo também acabavam virando volantes.

Cachimbos
Sujeitos que perseguiam o bando de cangaceiros em busca de vingança pessoal.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This