Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O dublê de voz de Winston Churchill nos discursos que fizeram história

26 de março de 2014

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), uma das grandes forças dos aliados na luta contra o ditador alemão Adolf Hitler era os discursos do primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Seus pronunciamentos são hoje considerados verdadeiras peças de oratória. “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”, “Nada tenho a lhes oferecer senão sangue, suor e lágrimas” e o famoso “Nós nunca nos renderemos” (em inglês, “We shall never surrender”) eram frases motivacionais que imediatamente levantavam a esperança da população em guerra.

Todos os pronunciamentos eram feitos pelo próprio Churchill na Câmara dos Comuns, ao vivo, sem microfones ou gravadores. Dada a importância do conteúdo, a BBC depois retransmitia o material mundo afora. Acontece que o primeiro-ministro não gostava de gravar seus discursos. Primeiro, porque não se sentia à vontade à frente do microfone. E segundo, porque o deslocamento até o estúdio consumia um tempo que Churchill não podia perder. A solução foi encontrar uma voz que substituísse a do primeiro-ministro. O ator Norman Shelley (1903-1980) passou no teste. Ele era um grande imitador de Winston Churchill. Graças a essas gravações, as mensagens do líder britânico estão preservadas até hoje, disponíveis inclusive na internet.

O dublê de voz de Winston Churchill nos discursos que fizeram história -  Guia dos Curiosos

Norman Shelley começou a atuar como radioator na emissora BBC com apenas 13 anos. Constam em seu currículo interpretações de Dr. Watson, parceiro do detetive Sherlock Holmes, e de Gandalf, numa adaptação de O Senhor dos Anéis, além da narração de histórias do ursinho Pooh, trabalho pelo qual seu nome acabou ficando bastante conhecido.

Norman Shelley

(esse post foi feito com o material apresentado pelo professor Warde Marx no quadro “Aí Tem História”, no programa “Você é Curioso?” de 22/04/14)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This