Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que é a Icaridina e como ela ataca o mosquito da dengue

12 de maio de 2014

Os números já são preocupantes. Entre  janeiro e abril, a cidade de São Paulo registrou 4.514 pessoas infectadas pelo vírus da dengue, contra 2.617 casos em 2013 inteiro. Medidas preventivas, como não deixar água parada ou tampar os lixos, são importantes para evitar o nascimento de novos focos. Aumentou também a procura por repelentes.  Mas não um repelente qualquer. Um novo nome foi incorporado ao vocabulário dos paulistanos. Os médicos alertam que o repelente eficaz contra o Aedes aegypti  deve conter um princípio ativo chamado Icaridina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescenta também outros princípios ativos, chamados Deet e IR3535.

Nos anos 1990, em pleno verão tropical, o exército francês estava em missão na Guiana Francesa, bem perto da divisa com o Amapá.  A grande luta não era bélica, mas contra os mosquitos transmissores da malária, que causavam baixas de muitos soldados. O exército francês encomendou a elaboração de um novo repelente, que fosse realmente eficaz contra aqueles insetos. A Bayer desenvolveu a Icaridina. Baseado na criação da Bayer, o laboratório francês Osler e o médico Eric Lundwall, do Hospital Avicennes, de Paris, lançaram um produto chamado Exposis. O repelente passou a ser usado pelos exércitos da Alemanha, da Áustria e da Suíça. O produto funcionou e está sendo novamente usado para combater mosquitos tropicais.

O mercado sazonal da dengue: a venda de repelentes explode neste período do ano

Paulo Guerra, 49 anos, abriu o escritório do Laboratório Osler em São Paulo há 10 anos. O produto chegou ao Brasil de uma maneira curiosa. “Minha irmã é casada com o criador do Exposis, Eric Lundwall”, conta. “Ela foi fazer doutorado na França, conheceu-o e ele quis trazer o produto para o clima tropical brasileiro.”  Guerra começou com dois funcionários e hoje já são 47 colaboradores na empresa.  O repelente com Icaridina da Osler vem sendo indicado por médicos como o mais eficaz contra a dengue. “O repelente cria uma espécie de nuvem de 4 centímetros na área aplicada”, explica Guerra. “A Icaridina evapora durante 10 horas seguidas, diferentemente do Deet, que age por 20 minutos com alta eficácia”. No Brasil, a  Icaridina, da marca Exposis, contém 20% de concentração em sua edição gel e 25% na edição spray, números exatos aos recomendados pela OMS.  Já os compostos por Deet necessitam de 30% a 50% para terem sua funcionalidade garantida. Baseados no Deet, os repelentes Off  e Autan, em loção e spray, contêm de 6% a 9% de concentração. O Super Repelex, também composto por Deet, é o mais eficaz neste princípio ativo, só que com apenas 14,5% de concentração. A assessoria de imprensa da Off foi procurada pela reportagem, pediu que as perguntas fossem feitas por e-mail, mas não mandou as respostas.

A tabela da eficácia dos repelentes (Fonte: Iana Rodrigues)

A dermatologista Sylvia Ipiranga faz um alerta importante sobre o uso eficaz do repelente.  “Quando há perfumes adocicados nos repelentes, eles fazem o efeito contrário”, explica. “Eles atraem os insetos, e não os afastam.” No mercado atual, a maioria possui perfume. Em relação ao modo de uso, Paulo Guerra, da Exposis, ensina como ter um melhor aproveitamento do produto. “O importante é passar bastante em todas partes expostas”, diz. ” Passar a cada quatro horas ou quando entrar em contato com a água, evitando o contato com mucosas como olhos, boca e narinas.”

Paulo Guerra aplica o Exposis Spray

Paulo Guerra aplica o mesmo repelente usado por exércitos europeus

Já alguns médicos não gostam de apregoar diferenças entre os repelentes.  Stefan Cunha Ujvari, mestre em infectologia na Unifesp, afirma: “Vivemos em um país tropical. O efeito do repelente dura 4 horas, a pessoa deve aplicar e reaplicar por esse período durante dois meses. É realmente inviável.” E ele completa: “Não há diferenças entre repelentes. Alguns duram um pouco mais, outros um pouco menos. O pior entre eles é o composto por Citronela, cujo efeito termina em 15 minutos.” Unanimidade mesmo só para alertar contra os chamados “métodos tradicionais. O infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio Ribas, acusa a ineficácia de uma crença popular. “Usar alho e vitamina B para repelir insetos é um grande mito”, avisa. “Nunca foi comprovado cientificamente.”

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a água do mar é salgada?

Por que a água do mar é salgada?

A gente deve entender dois fenômenos: o ciclo da água e o desgaste das rochas. Há milhares de anos a água vem desgastando as rochas e, com isso, ela retira alguns sais minerais existentes nelas. Esse fenômeno acontece tanto com as rochas litorâneas, que são...

53 Comentários

53 Comentários

  1. Marcela

    Que legal, uma ótima matéria com repelentes de icaridina. Minha família só confia nesses produtos, que foram indicados por nosso médico depois que minha avó pegar dengue. Os outros repelentes não duram nada e são um perigo…

    Responder
  2. Fabiana

    Mas o médico Stefan Cunha Ujvari, mestre em infectologia na Unifesp, afirma: “Vivemos em um país tropical. O efeito do repelente dura 4 horas, a pessoa deve aplicar e reaplicar por esse período durante dois meses. É realmente inviável.Não há diferenças entre repelentes. Alguns duram um pouco mais, outros um pouco menos.” Entao não é so o Exposis gente… Alem do mais, este custa O DOBRO dos demais.

    Responder
  3. bruna

    Gente, mas onde encontrar a marca desse repelente que contenha Icaridina? É manipulado? Necessito de orientação, por favor.
    Grata desde já!

    Responder
    • Blog do Curioso

      O Exposis já pode ser encontrado em grandes farmácias.

      Responder
  4. luciana rodrigues da silva

    Gestantes..pode usar esse repelente com icaridina? Ou tem contra indicação?

    Responder
  5. antonio carlos

    o infectologista no jornal hoje deu onome como icarin???? mas to vendo que é icaradina…na próxima capricha mais na decoreba doctor.

    Responder
  6. Elaine

    acho que o cara ai da matéria só não soube dizer é, que a picaridina é extrato de pimenta, e nem como isso age

    Responder
  7. Carlos

    Só tem um probleminha Carol: apesar de ‘100% NACIONAL’, o produto da Alergoshop custa mais do que o importado (uns 30% pelo menos). E, cá pra nós, é mais fácil confiar no produto importado, que já foi utilizado, inclusive, pelo Exército Alemão.

    Responder
  8. Anna

    Pouco “tendênciosa” a matéria hein?! Praticamente todos os repelentes do mundo todo são feitos com DEET, pois tem uma melhor relação custo-benefício. Tem que abrir o olho pessoal, materia feita para vender esse tal do Exposis, que ninguém nem sabe quem fabrica!

    Responder
  9. HIL

    oS REPELENTES PODERIAM SER MAIS BARATOS !!! IMPOSSÍVEL CONSEGUIR USAR DIRETO SENDO A DURAÇÃO SÓ DE DUAS HORAS

    Responder
  10. Cristiana

    Tem outra empresa que fabrica o repelente com Icaridina, não é só Exposis, que aliás é caríssimo. A Luvex também tem mas é um pouco mais difícil de achar. é o repelente Gold, é muito bom.

    Responder
  11. Alex Ramos

    A empresa Luvex Equipamentos de Proteção, situada em Porto Alegre – RS também produz repelentes com Icaridina.

    Responder
  12. Sandra

    o problema está sendo a falta desses produtos!!!

    Responder
  13. Marvi

    Tendencia nenhuma. Vi no Programa Bem Estar exatamente os mesmos dados que aqui constam. Icaridina acima de 25% funciona no combate a dengue.

    Responder
  14. Maria

    Qual a concentração de icaridina desse repelente gold?

    Responder
  15. ELIANA

    A ICARIDINA VEM DA PIMENTA, UM ABSURDO ELES COBRAREM MAIS DE 30 REAIS POR UM FRASCO DESSE REPELENTE, APOSTO QUE TEM UMA RECEITA BOA E CASEIRA E NINGUEM FALA, PORQUE QUEREM GANHAR MUITO DINHEIRO COM ISSO, IMAGINA, O POVO POBRE SE ESGUELANDO PRA ENCONTRAR ESSE EXPOSIS QUE ESTÁ EM FALTA EM SP NO MOMENTO…SÃO RIOS DE DINHEIRO, A DENGUE TÁ DANDO MUITO LUCRO PRO SEU CUNHADINHO!! LAMENTÁVEL, DEUS HÁ DE PUNIR QUEM SEM APROVEITA DESSAS EPIDEMIAS PRA GANHAR EM CIMA DO POVO, TENHO FÉ!

    Responder
  16. Adriano

    Obs:tem farmacias indicando o repelente xô insetos, contra o mosquito da dengue, onde no rotulo vem a seguinte frase”repele o mosquito da dengue”.sinceramente as letras no verso do rotulo sao muito minusculas, vou ate comprar uma lupa para tentar ler as informações. Ai fica a duvida da eficácia do produto????????,

    Responder
  17. Glauce

    alguém já usou o da luvex? Funciona mesmo?

    Responder
  18. Tania

    Não sei porque aqui no Brasil não encontramos produtos como o Ultrathon da 3M, ou Muskol.
    São a base de DEET, vem sendo vendidos a vários anos, tem concentração de mais de 25% (o triplo sobre a maioria das porcarias que são vendidas aqui), e são aprovadas por uma das legislações mais exigentes que existe, a dos EUA.
    Ao invés disso a população fica refém de um produto que veio se destacando na mídia, cuja fábrica não vem conseguindo atender à demanda.

    Responder
  19. Milton Carlos Alves

    Faço trilha e muita pescaria e posso afirmar que usei o produto Bioedes de fabricação nacional a base de acetado de eugenol (Syzygium aromaticum Myrtaceae) que o melhor ainda é natural de óleo essencial de cravo-da-índia que tem indicação de confundir e afugentar os insetos-mosquitos, borrachudos, formigas, etc…E pude comprovar sua eficacia. O repelente não é tóxico e é biodegradável e com preço accessivel. Ação iguais aos top do mercado importado de 4 hs, mais q isso é conversa.

    Responder
  20. Tania

    Boa dica Milton. Eu morei um tempo nos EUA e tínhamos o hábito de fazer muitas trilhas por lá. Usamos muito o Ultrathon (seis dólares) e você pode caminhar por 6 horas suando às bicas que ele continua ativo. O pessoal lá usa direto. Infelizmente este e outros produtos não existem por aqui. Minha revolta é essa mídia em torno de um produto (Exposis) que a mais de 1 mês não se encontra em farmácia nenhuma e que saiu de R$29 reais em Janeiro para R$47 agora em Abril (com fila de espera). Nenhum aumento de dólar justifica esse aumento. E tem gente em sites de venda oferecendo por R$60. Imoral.
    E agradeço a dica da Cristiana. Pesquisei e o produto Gold tem 20% de icaridina. Eles falam em 6 horas de proteção, mas me contento com 4 horas. As outras marcas você teria que passar de hora em hora. Comprei!
    Mas vou pesquisar esse que você indica.
    Cabe também a nós procurar alternativas para combater não só essa epidemia, como combater também esse “monopólio” criado pela mídia e esses amorais atravessadores que estão colocando os preços nas alturas.

    Responder
  21. Malcom Prado

    Rerere… Eliana, vê se lê direito, minha filha: quem casou a irmã com o criador do Exposis foi um tal de Paulo Guerra, dono do Laboratório Osler. Ele que é o cunhadinho, não o autor do artigo.
    Pior foi comigo, que peguei dengue em maio e agora, na neura, não saio mais de casa sem antes me banhar em repelex… E ainda levo o spray no bolso, pra repor caso vença. E dá-lhe grana…

    Responder
  22. Claudia M.B. Freitas

    O Problema não se restringe apenas aos repelentes o alto custo. Moro em uma região muito quente (Nordeste/Piaui/Teresina) e seria obrigatório a utilização de filtro solar diariamente, porem o valor destes produtos restringe a uma pequena classe social, e haja reclamação dos setores “competentes” em alertar contra o Cancer de Pele. Com muito sacrifício algumas mães fazem o impossível para comprar para as suas crianças a proteção abrindo mão de sua saúde.

    Responder
  23. Naetê

    Oi pessoal! To grávida de 6 meses e muito preocupada com o zika vírus.comprei o exposis mas ele é muito caro. Meu enxoval de bebê vai ser de repelente, pois só penso na minha filha nascendo com saúde! Acho um absurdo o preço desses produtos! Diante da grave situação das gestantes no Nordeste e em breve do Brasil os governos estaduais e federal deveriam obrigatoriamente disponibilizar repelentes com icaridina GRATUITAMENTE!
    Milton, o ultrathon possui Icaridina? Você conhece algum repelente de fora que possua e que seja bom?
    Se vocês tiverem alguma farmácia ou site pra me indicar pra comprar o Luvex Gold eu agradeço! Eu e a Clarice! Abraço a todos!

    Responder
  24. Laura

    Comprovadamente, o uso de perfume de alfazema ( uso a da Phebo ) não permite a mordida do mosquito. Já comprovei isso. Li à respeito num livro e, desde então uso esse método. Reaplicar quando o perfume já estiver fraco. Pode ser qualquer outra. Não sei se ainda existe a alfazema Suissa. Também era bem forte.

    Responder
  25. Laura

    Mas o mais importante é a ampla divulgação incessante pela mídia, que Dengue mata. Não adianta o tão falado fumacê. Os mosquitos após o nascimento, não gostam da claridade e procuram os ambientes mais escuros ( nossas casas ). Daí a necessidade da conscientização da população que deve acabar com os criadouros. Nada de água parada. Colocar cloro e sal semanalmente nos ralos, calhas e em todos os lugares que possam acumular água. cabe ao Estado fiscalizar terrenos baldios, casas fechadas com piscinas sem tratamento e cemitérios cujas jarras acumulam água da chuva.

    Responder
  26. Italo

    Exposis é dificil encontrar. Encontrei na http://www.campesca.com e enviaram bem rápido. Pode falar o que quiser, não vi repelente melhor até agora. Muita gente diz que ele é caro, mas dura o dobro, ou até mesmo o triplo do tempo. Só aí já ficou mais barato. FUNCIONA! Você vê o mosquito chegar, rodear, e quando chega perto sai voando pra longe como se alguém tivesse enxotado. Top!

    Responder
  27. antonio celso l martins

    é uma vergonha,tudo que é relativo a tratamento da dengue.Um professor de faculdade do RJ,inventou uma armadilha para capturar mosquito com garrafa PET,mas os fabricantes de repelentes BLOQUEARAM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO e ninguem mais fala/divulga INCLUSIVE O MINISTERIO DA SAUDE.Ontem os fabricantes de repelentes,encheram a burra da Ana Maria Braga,em seu programa ,fazendo propaganda como se tivesse divulgando materia cientifica UMA VERGONHA.Ela chegou a dizer que repelente caseiro NÂO FUNCIONA,devia ser presa.
    A Máfia dos repelentes impede a divulgação de tudo, quando a icaridina ,apenas que é extraida da pimenta,SEM SE REPORTAR QUAL A PIMENTA E DE QUE PARTE(raiz ou folha ou fruto ou planta inteira) Os lucros são vultosos e a corrupção brasileira predomina em tudo

    Responder
  28. Valter

    Recomendo a todos que adquiram o repelente da MAVARO, muitos não conhecem por ser de uso profissional, a vantagem é que as propriedades desse repelente são de altíssima qualidade, ativo utilizado é o IR3535, esse é permitido pela ANVISA como sendo seguro para crianças a partir de 6 meses e para gestantes. Também fazem protetor solar com repelente.
    Consulte http://www.mavaro.com.br. eu indico eu uso. Excelente preço é conferir.

    Responder
  29. Arthur

    gostaria de saber de qual pimenta vem a icaridina como informou Eliana ?????

    Responder
  30. Amanda Guisdt

    Camila os mais vendidos são o Exposis(Osler) e Gold(Luvex) ambos com principio ativo Icaridin. Só é contraindicado para menores de 2 anos.
    O Exposis tem 25% de Icaridin com ação para 10 Horas de proteção.
    O Gold tem 20% de Icaridin com ação para 7 Horas de proteção.
    Tó quase especialista nisso.. kkkk bom se ajudar… encontrei nesse site e fui muito bem atendida.
    http://www.reiborracha.com.br

    Responder
  31. Felipe

    O repelente ALERGOSHOP é a base de Icaridina, fórmula quase idêntica ao Exposis, está a venda a 59,90. O preço aumentará em breve, devido ao aumento surreal imposto pela Bayer – a fabricante da icaridina – e esse aumento irá desembocar no bolso do consumidor final, infelizmente. Esse aumento não é culpa da Alergoshop, ou da Osler, produtora do Exposis. A culpa é da Bayer, gigantesca corporação alemã cujos donos e executivos aparentemente não estão ricos o suficiente.
    Conheçam o produto no site http://www.alergoshop.com.br

    Responder
  32. Felipe

    O repelente Alergoshop vem em 120ml, enquanto o Exposis vem 100ml. Por isso é um pouco mais caro.

    Responder
  33. Paulo

    Exposis é agulha no palheiro. O ÚNICO fabricnate na cidade de Sarapuí, SP não atende a demanda…então, vale qualquer outro repelente antigo ( várias marcas comerciais ) que levar picadas , correr riscos. Segundo o CDC dos Estados Unidos e a Anvisa, Brasil, gestantes podem e devem usar os repelentes.
    Paulo

    Responder
  34. Daniely

    Pessoal boa noite! O Gold da LUVEX funciona, eles têm laudo de laboratório renomado comprovando as horas de proteção, é só pedir ao fabricante e ele fornece. Tem produtos com 7 horas e já tem com mais de 10 horas sendo lançado. O da Alergoshop é terceirizado feito pela LUVEX, ou seja, é o mesmo produto, bom também. Tão bom quanto o Exposys. Para quem falou de importado e nacional, tudo bobagem. A Icaridina é importada da Bayer na Itália, tanto a Luvex quanto a Exposys compram a matéria prima da Itália, do mesmo fornecedor dono da patente e fabricam o produto aqui no Brasil. Espero ter ajudado. Abraços

    Responder
  35. Cacau

    Está se preocupando com uso de repelente, ok, contudo o que não se fala é que o Brasil, consequentemente todos nos foi usado como cobaia de mosquitos cobaia de mosquitos geneticamente modificados para procriarem com as fêmeas, e terem suas larvas mortas por virus mortal, antes mesmo de virarem inseto. Contudo houve um errro gravíssimo em todo o processo e as larbas sobreviveram e tornaram-se insetos adultos geneticamente modificafos capazes de transmitir doenças que nao se sabem ainda quais serão as consequências infelizmente.

    Responder
  36. Denise

    Se…… o brasil fosse um país sério só e apenas venderiam o produto que realmente faz efeito como o usado pelo exército. Mas como vivemos no brazil estamos lascados que não pode comprar que se dane ne. Já morreu muita gente com dengue no brasil, sem ser notificado e a falta do diagnostico correto. O descaso do governo para com a população . Estamos sendo enganados há muito tempo e lesados , a indústria de laboratórios monopoliza, decreta e ficamos sujeitos a essas doenças que matam sim.

    Responder
  37. Bruna

    Onde compro a icaridina pura???
    Obrigado desde já.

    Responder
  38. Vando

    Boa tarde alguem sabe me dizer qua empresae o fornecedor da iaridina ou do deet

    Responder
  39. patricia

    olá gostaria de saber se alguem ai sabe se o cravo com alcccool funciona para dengue

    Responder
  40. Daniely

    Bruna, a Icaridina, Icaridin ou Picaridina (todos são o mesmo princípio que ven da Pimenta) é importada, só dá pra comprar da Itália, da Bayer dona da patente do produto. É o único fornecedor e fabricante de icaridin no mundo.

    Responder
  41. luisa mansani

    Fiz um repelente colocando o cravo e a pimenta do reino em fusao no alcool, 300 grs de cada aprox ou melhor 1 copo de requejao cremoso de cada em 1/2 litro de alcool de cereais , deixei em fusão dias e depois coloquei tres colheres de sopa de oleo de cetronela, peguei um protetor solar e misturei um pouco desta fusão dentro ficou exelente , o que coloquei no borrifador , coloquei um pouco mai de alcool,

    Responder
  42. Leonardo Ribeiro

    O insistente em falar do alergoshop deve ser proprietário lá pq insiste tanto com seu repelente que diz ser a base de icaridina mas qdo vamos ao produto é a base de citronela, ou seja, comprovado q não presta pois o efeito dura muito pouco como a própria matéria diz

    Responder
  43. JSN

    queria entender o por que de o produto em uma tabela indicar até 10h de proteção e o representante da marca que usa o principio ativo dizer que para ser eficaz ele deve ser repetido a cada 4h ou quando houver contato com água… dúvida cruel… minha irmã está grávida, onde moramos há muito mosquitos e muitas pessoas já tiveram estas doenças relacionadas a ele, ela usa Off e não teve problema algum, continua sem uma picada de inseto pelo corpo, a mídia como sempre influenciando a compra o mais caro.

    Responder
  44. Lucia

    Qual repelente usar? Tenho asma e tenho menor de bronco espasmo. Posso usar a base de icaridina ?qual seria a marca?
    Grato

    Responder
  45. Antonio Francisco Xavier

    Lançado no mercado a pouco o produto PROTEC, bio-repelente composto pela Permetrina e água para ser aplicado em cortinas, roupas, sofás,e camas,durabilidade de até 20 lavagens e inofensivo a animais, crianças e gestantes e eficaz não só para mosquitos como baratas, formigas e outros…Apliquei em casa a mais de 90 dias e ainda hj aparecem mortas.

    Responder
  46. Anônimo

    Bom dia, e para a febre amarela, existe algum repelente mais eficaz! Minha mãe não pode tomar a vacina por ter mais de 70 anos e vamos para Minas Gerais e ter problema de artrose e reumatismo, o médico apenas sugeriu que ela use o repelente….
    Grata,
    Márcia

    Responder
  47. Neide

    A SBP agora tem o relente com Icaridina duração de proteção 10 horas valor de R$ 27 a R$34 reais

    Responder
  48. Maria Lidia Souza Oliveira

    eu, além de estar com 64 anos, idade considerada de risco para a vacinação de febre Amarela, tenho problemas de saúde muito sérios, entre os quais problemas cardiovasculares e hipertensão séria que já me rendeu uma parada renal em 2004. tudo isso fez com que meu nefrologista, me aconselhasse a não to0mar a vacina de FA. Porém moro numa área de risco, onde há uma área de matagal que rodeia o meu bairro, um pouco extensa e com mato muito alto agora devido as chuvas e grande proliferação de mosquitos e por mais que a gente cuide, a vizinhança, que ‘[e toda vacinada, não está nem aí! tenho usado muito veneno na casa toda e o repelente exposis que é excelente mas MUITO CARO e acaba rápido porque uso até para dormir porque os mosquitos atacam mais a noite ( a tardinha) e pela manhã Já tive dengue hemorragica e quase morri, Mas o medo terrivel agora é a FA porquq há muitos casos no Brasil , no meu estado e eu não tenho nenhuma dose da vacina! Por favor os outros repelente eu posso confiar igual , no que tange à proteção? Eles são mais baratos! O repelente caseiro feito de cravo e álcool realmente funciona? Estou muito preocupada! não sei se devo considerar o risco benefício e tomar a vacina assim mesmo! O que vc acha Marcelo? Tomaria se fosse eu>

    Responder
  49. Rosimeire

    Meu filho de 2 anos e 4 meses não pode tomar também a vacina de febre amarela, pois é alérgico a ovo. Conto com a misericórdia Divina.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This