Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A China no Espaço

24 de abril de 2019

 

Os astronautas chineses são conhecidos como “taiconautas” – o nome é derivado do termo “tai kong” (“espaço exterior”) – e também como “yuhangyuan”, que significa “navegador do espaço”.

“Saudações ao povo chinês e ao mundo. O Partido e o povo vão cumprir a tarefa com sucesso”. Foi isso que disse o primeiro astronauta chinês a fazer uma caminhada espacial, em 27 de setembro de 2008, durante a transmissão ao vivo do acontecimento. Zhai Zhigang, 41 anos, ficou fora da cápsula da nave espacial “Shenzhou 7” por cerca de 15 minutos, ligado a ela por um cabo umbilical. Com o feito, a China entrou para o seleto grupo de países que mandaram astronautas ao espaço, ao lado de EUA e da ex-URSS. Foi a terceira missão tripulada da China. A nave “Shenzhou 7” viajou por cerca de 70 horas – após decolar da província de Gansu, noroeste do país – e ficou a 343 km da Terra. A bordo, estavam os astronautas Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng.

A segunda missão tripulada aconteceu em 12 de outubro de 2005. Os astronautas Fei Junlong e Nie Haisheng ficaram 5 dias em órbita, dentro da nave espacial “Shenzhou 6”.

Os três primeiros chineses no espaço – Yang Liwei, Fei Junlong e Nie Haisheng  – tiveram asteroides batizados com seus nomes. A União Astronômica Internacional, responsável por registrar os nomes de asteroides, também aprovou a homenagem ao estudante chinês Zhu Ruochen – agraciado por possuir boas notas em trabalhos escolares sobre Ciências.

O coronel Yang Liwei tornou-se o primeiro chinês enviado para o espaço, em 16 de outubro de 2003. Na época com 38 anos, o astronauta saiu da órbita terrestre a bordo do foguete “Shenzhou 5” e deu 14 voltas ao redor do planeta. Filho de uma professora e de um funcionário de uma empresa agrícola, Yang Liwei tornou-se piloto da Força Aérea Chinesa em 1983 e foi admitido no programa espacial chinês em 1996. Assim como aconteceu com outros pioneiros da exploração espacial – o russo Yuri Gagarin e o americano John Gleen -,  Yang Liwei tomou a decisão de não participar mais de missões espaciais.

“Shenzhou” é o nome da série de naves do programa espacial chinês. Pode ser traduzido como “nave divina”. A primeira nave (“Shenzhou-1”) foi lançada em 19 de novembro de 1999.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a água do mar é salgada?

Por que a água do mar é salgada?

A gente deve entender dois fenômenos: o ciclo da água e o desgaste das rochas. Há milhares de anos a água vem desgastando as rochas e, com isso, ela retira alguns sais minerais existentes nelas. Esse fenômeno acontece tanto com as rochas litorâneas, que são...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This